Detran dá dicas para contratação de transporte escolar na volta às aulas em Botucatu

Cidade
Detran dá dicas para contratação de transporte escolar na volta às aulas em Botucatu 05 fevereiro 2025

A cidade possui atualmente 154 vans e peruas que atuam no transporte particular de alunos.

Com o retorno das aulas municipais previsto para esta quarta-feira, 5 de fevereiro, e as instituições de ensino particulares já em atividade, a cidade de Botucatu, que conta com mais de 23 mil alunos matriculados no ensino fundamental e médio, se prepara para intensificar o monitoramento do serviço de transporte escolar. A cidade possui atualmente 154 vans e peruas escolares cadastradas na prefeitura, que atuam no transporte particular de alunos.

Segurança e Regularidade: Dicas do Detran-SP

Na volta às aulas, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) reforça a importância de garantir que o transporte escolar contratado esteja dentro das normas de segurança e regularidade. Para isso, pais e responsáveis devem ficar atentos a alguns pontos essenciais:

1. Vistoria e Documentação do Veículo

O transporte escolar deve ser inspecionado semestralmente por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), conforme a Portaria Normativa Nº 11/2023 do Detran-SP. A cada seis meses, a vistoria é obrigatória e precisa ser realizada para garantir que o veículo esteja apto a transportar alunos de forma segura. Caso o veículo não passe pela vistoria, o motorista poderá ser penalizado com multa de R$ 1.467, além de ter o veículo removido ao pátio e perder 7 pontos na CNH.

2. Exigências para o Condutor

Além da vistoria veicular, o motorista de transporte escolar precisa estar devidamente habilitado. O Detran-SP exige que o condutor possua CNH nas categorias D ou E, com idade superior a 21 anos, e que tenha realizado um curso específico para transporte escolar. O motorista também deve apresentar uma certidão negativa de antecedentes criminais para homicídios, roubos, estupros e corrupção de menores. A autorização do Detran-SP para atuar como condutor de transporte escolar é obrigatória, sem custo adicional, e pode ser solicitada através do Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

3. Cuidados com os Equipamentos de Segurança

É fundamental que os pais verifiquem os itens de segurança do veículo antes de contratar o serviço de transporte escolar. Entre os equipamentos obrigatórios, estão:

  • Cinto de segurança em todos os bancos;
  • Extintor de incêndio;
  • Travas de segurança nas janelas, com abertura máxima de 10 centímetros;
  • Dispositivos próprios para quebra ou remoção de vidros;
  • Inscrição “ESCOLAR” na parte externa do veículo.

Além disso, é importante observar se o veículo possui faróis de milha, que, embora não sejam obrigatórios, devem estar em funcionamento se instalados, para que o veículo não seja reprovado na inspeção.

4. Vistoria e Licenciamento

As vistorias devem ser realizadas por empresas credenciadas pelo Detran-SP, que emitem o laudo de inspeção do transporte escolar. Após a vistoria, o transportador recebe o laudo de autorização, que deve ser afixado dentro do veículo, em local visível, com a lotação máxima permitida. Esse documento garante a legalidade do transporte escolar e a segurança dos alunos.

5. Dicas de Segurança Adicionais

Além das verificações anteriores, os pais podem seguir algumas dicas para garantir uma experiência segura:

  • Verifique as condições de higiene, conforto e segurança do veículo.
  • Solicite referências sobre o condutor com a escola e outros pais.
  • Observe a forma como o motorista recebe as crianças na porta da escola.
  • Prefira opções de transporte onde haja outro adulto acompanhando as crianças, além do condutor.

Fiscalizações e Operações

A fiscalização do transporte escolar é realizada durante as Operações Transporte Escolar Seguro (OTES), iniciadas em junho de 2024. Essas operações têm como objetivo garantir a segurança dos alunos e a regularidade dos serviços. Desde o início das operações, foram inspecionados mais de 990 veículos e condutores em 75 ações realizadas em todo o estado.

A segurança no transporte escolar é responsabilidade de todos – pais, condutores e autoridades de fiscalização. Ao seguir as orientações do Detran-SP e verificar a regularidade dos documentos do veículo e do motorista, os pais podem garantir que seus filhos serão transportados com segurança e de acordo com as normas estabelecidas. A volta às aulas é uma ótima oportunidade para redobrar os cuidados e assegurar que o serviço de transporte escolar oferecido em Botucatu esteja dentro das melhores condições possíveis.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento