Fotos – Divulgação
Maioria dos casos de afogamento acontece em cachoeiras e represas do município, com vítimas jovens em situação de lazer e que normalmente não seguem as normas de segurança
A Defesa Civil do Município de Botucatu, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outras instituições da cidade estará realizando na manhã desta terça-feira, na região central da cidade, um bloqueio educativo para dar sequência à campanha “Viva Verão 2015”, com distribuição de panfletos educativos.
Essa campanha tem o objetivo principal de prevenir casos de afogamentos. Isso porque com o aumento das temperaturas, piscinas, rios e praias são destinos certos de muitos nestas férias escolares. Mas a água que refresca pode também representar um grande perigo: o afogamento.
Paralelo ao bloqueio outras atividades vem sendo desenvolvidas como instalação de placas em pontos de maior risco como em cachoeiras da região e bairros como o Rio Bonito, Mina e Porto Said e nas escolas para alertar sobre os cuidados que as pessoas devem ter em piscinas.
“A maioria dos casos de afogamento acontecem em represas e cachoeiras do município, com vítimas jovens em situação de lazer e que normalmente não seguem as normas de segurança estabelecidas e acabam excedendo os limites permitidos. O uso de álcool é um dos fatores de risco mais importantes na epidemiologia do afogamento”, informa a coordenadora do Samu Botucatu, enfermeira Priscila M. Vieira de Almeida.
O coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, destaca que no verão, os casos de afogamento em todo o País praticamente dobram. “O programa visa mostrar para as pessoas os riscos do afogamento, ajudando-as a prevenir sobre qualquer situação perigosa”, argumenta, lembrando que os telefones para emergência são: 199 (Defesa Civil); 192 (Samu); e 193 (Corpo de Bombeiros).
Compartilhe esta notícia