O ano de 2010 foi de muito trabalho para a Defesa Civil de Botucatu. De acordo com levantamento feito pelo coordenador Domingos Chavari Neto, o órgão abriu 390 processos referentes a casos atendidos e encaminhou quase 100 ofícios solicitando providências para a solução de ocorrências. A informação veio da Secretaria de Comunicação.
Os atendimentos feitos vão desde casos mais corriqueiros como queda de muro até o amparo a vítimas de incêndios e enchentes. Foi um ano bastante produtivo, em que tivemos a oportunidade de consolidar o trabalho da Defesa Civil em nosso município, comenta Chavari, lembrando que o atendimento é feito através do telefone 199 e na Rua Victor Atti, 145, na Vila dos Lavradores.
Segundo o coordenador, uma das grandes conquistas alcançadas em 2010 foi a aquisição de uma van modelo Sprinter. A viatura que pertencia ao Corpo de Bombeiros foi toda equipada com rádio, giroflex e sirene e preparada para carregar todo tipo de material como enxada, pá, colete, capacete, lanterna, corda, câmera fotográfica, entre outros equipamentos a serem utilizados no atendimento de ocorrências.
O veículo também será deslocado para as proximidades das escolas do Município para que a comunidade escolar possa conhecer um pouco mais da atuação do órgão e saber em que situações acioná-lo.
É preciso ressaltar que sempre que fomos acionados contamos com o apoio da Guarda Civil Municipal e das secretarias municipais. É um trabalho coletivo que visa amparar e confortar quem necessita de nosso auxílio. Em 2011 pretendemos nos aproximar ainda mais da comunidade, levando informação e efetuando patrulhamentos preventivos em todo o município, anuncia Chavari.
O nível de interesse da comunidade pelo trabalho desenvolvido pela Defesa Civil também pode ser medido pelo número de acessos a notícias publicadas no site oficial da Prefeitura de Botucatu, que tratam desse tema. De janeiro a novembro de 2010 foram registradas 6.878 visitas.
É muito importante que a população esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como proceder, em caso de desastres. Por isso, a Defesa Civil tem um papel preventivo muito importante, que se for bem desempenhado permitirá ao município enfrentar situações adversas de forma eficiente, amenizando as suas conseqüências, frisa o secretário municipal de Segurança, Adjair de Campos.
Compartilhe esta notícia