Curta “Tocar Território”, de cineasta botucatuense, vence festival internacional na Itália

Cidade
Curta “Tocar Território”, de cineasta botucatuense, vence festival internacional na Itália 29 outubro 2025

Filme gravado na Cuesta conquista o prêmio principal do Festival Internacional de Curtas de Ferrara e projeta Botucatu no cenário mundial do cinema.

O curta-metragem “Tocar Território”, do cineasta Fernando Parré, conquistou o prêmio principal do Festival Internacional de Curtas de Ferrara, na Itália. A produção, que já havia sido anunciada como finalista, venceu a disputa com obras de diversos países, consolidando o nome de Botucatu entre os grandes polos criativos do cinema independente.

Gravado na Cuesta de Botucatu e lançado na Pinacoteca Fórum das Artes em abril deste ano, o filme foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu. A obra propõe uma experiência sensorial, unindo som, imagem e corpo em diálogo com a força poética da paisagem local.

A secretária municipal de Cultura, Cristina Cury, celebrou a conquista e ressaltou o momento vivido pelo audiovisual na cidade:

“Vivemos um período de re-fortalecimento do setor audiovisual em Botucatu: o Cine Nelli está sendo revitalizado, integramos a State Film Commission SP e criamos a Film Commission Municipal. Temos curtas, longas e documentários sendo produzidos, cineclubes em atividade e uma comunidade criativa em plena sintonia. Essa vitória mostra o quanto nosso cinema tem voz e potencial.”

O reconhecimento internacional de Tocar Território é mais um passo importante para o fortalecimento da cultura e da produção audiovisual botucatuense.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento