Na manhã desta sexta-feira, aconteceu a solenidade de apresentação da nova viatura que será utilizada pelo Corpo de Bombeiros de Botucatu. A cerimônia foi realizada na Praça Pedro Torres, defronte a Prefeitura Municipal e o veículo considerado de primeiro mundo ficou exposto até o final da tarde.
Estiveram no evento o prefeito João Cury Neto; o tenente coronel da Polícia Militar, José Guerxis de Aguiar, comandante do 12º Grupamento de Bombeiros; capitão José Milton Filho, comandante do 2º Subgrupamento de Botucatu; tenente Edson Winckler Filho, comandante dos Bombeiros de Botucatu, entre outras autoridades.
A viatura foi adquirida e equipada com recursos municipais, por intermédio do Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros (FUMABOM) e será utilizada para atender, principalmente, ocorrências de combate a incêndio, mas também está apta para salvamentos, resgates e situações que envolvem produtos perigosos.
O investimento para aquisição do chassi Volkswagen, a montagem da viatura e aquisição de equipamentos ultrapassa R$ 800 mil. Apenas um conjunto de ferramentas hidráulicas de última geração utilizadas para o corte de colunas de carros é avaliado em R$ 100 mil.
Os materiais que utilizamos são caros e diferenciados. Graças ao FUMABOM e ao apoio que a Prefeitura de Botucatu tem nos dado podemos realizar essas aquisições que serão muito importantes no atendimento de ocorrências em nosso município e região, afirmou o tenente Winckler.
A viatura é diferenciada das demais montadas no Estado. Seus materiais foram estudados e, perfeitamente, acomodados para que o bombeiro os encontre com facilidade e para que o material não se danifique por ficar solto no interior do compartimento. A viatura possui um guincho de arrasto na parte frontal que propicia uma tração de objetos e veículos.
Possui uma torre de iluminação em sua parte superior que facilitará muito os trabalhos noturnos. Em todo o Brasil, Botucatu será a segunda cidade a contar com esse tipo de equipamento. O veículo também dispõe de uma bomba de incêndio importada potente que propicia combate ao fogo por muitas horas, com um tanque de quatro mil litros.
O Corpo de Bombeiros de Botucatu realiza um trabalho de excelência, reconhecido em todo Estado de São Paulo. Para nós é uma satisfação poder contribuir com a aquisição e montagem dessa nova viatura que poderá auxiliar a comunidade nas mais diversas situações. Em nosso governo, os bombeiros sempre encontrarão na prefeitura uma parceria para melhoria de suas condições de trabalho, frisou o prefeito João Cury.
Fotos e vídeo: Valério A. Moretto
Compartilhe esta notícia