A 16ª edição da Festa de Sant’Ana (padroeira de Botucatu) acontece de quinta-feira a domingo (24 a 27 de julho). A programação se divide na parte religiosa e festiva. As atividades ocorrerão na Catedral Metropolitana, na capela do antigo Seminário e principalmente no Centro Histórico da Cidade, onde uma estrutura está em montagem para receber cerca de 10 mil pessoas durante os quatro dias de evento.
As festividades contarão com missas e celebrações especiais na Catedral, inclusive com bênção aérea no sábado (26). Brinquedos infláveis, espaço de exposição de veículos, tendas típicas voltadas à alimentação e diversos shows, com destaque para os Demônios da Garoa, completam a festa voltada a todas as famílias.
A Prefeitura de Botucatu oferece apoio à festa para a montagem de infraestrutura. A Guarda Civil Municipal estará presente com base móvel e a Secretaria de Saúde disponibilizará ambulância para transporte de possíveis pacientes.
A renda da festa será revertida para a implantação em Botucatu de uma unidade do projeto Fazenda Esperança, comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos. Por este motivo também o slogan da festa deste ano é “Uma corrida contra as drogas”.
Trânsito e transporte
Como em todos os anos anteriores, o Centro Histórico (trecho entre as ruas Velho Cardoso e Monsenhor Ferrari, e ruas de acesso – Moraes Barros e Siqueira Campos) estará interditado para veículos a partir das 18 horas desta quarta-feira (23). A liberação do trânsito deve ocorrer a partir desta terça-feira.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) orienta que neste período os motoristas utilizem rotas alternativas para circulação no Centro da Cidade como as ruas Dr. Costa Leite e General Telles, paralelas ao Centro Histórico. A rota dos ônibus do Transporte Coletivo, que tradicionalmente passam pelas avenidas Santana e Dom Lúcio, também será desviada para a Dr. Costa Leite e General Telles.
Sobre Sant’Ana
Aos católicos, Santana ou Sant’Ana foi mãe de Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. Seu dia é celebrado em 26 de julho. A escolha da padroeira está atrelada a uma exigência do Capitão José Gomes Pinheiro [fundador de Botucatu], conforme conta a história da Arquidiocese. Na época (1843), ele só autorizaria a doação de terras para a formação da freguesia de Botucatu se elas fossem doadas ao patrimônio de Sant’Ana, uma homenagem à esposa Ana Florisbela.
Programação religiosa
23 a 25 de julho
Missa – 19h30
26 de julho
Missa solene – 10 horas
Benção aérea
Almoço Italiano – 12 às 14h30
27 de julho
Missa italiana – 10 horas
Almoço com porco no rolete – 12 às 14h30
Programação festiva
24 de julho
Orquestra Sinfônica Municipal – 20h30 (Capela do antigo Seminário)
Rogério Lúcio – 20h30
Luiz Guilherme e Daniel – 22 horas
25 de julho
ABR3 – 20h30
Jullyana Ramalho – 22 horas
26 de julho
Banda Free Soul – 20h30
Demônios da Garoa – 22 horas
27 de julho
Stefany Vaz (personagem Carmem, da novela Patrulha Salvadora – SBT) – 18 horas
Canal da Graça – 21 horas
Compartilhe esta notícia