Complexo Véu da Noiva segue abandonado em Botucatu

Cidade
Complexo Véu da Noiva segue abandonado em Botucatu 16 abril 2025

Moradores lamentam a falta de acesso ao espaço de lazer onde fica a segunda cachoeira em área pública de Botucatu

Mais de seis meses após a inauguração da Represa do Rio Pardo, a promessa de revitalização do Complexo Turístico Véu da Noiva e a construção de um novo parque na região continuam sem avanços concretos.

O local, que já foi um dos principais pontos turísticos de Botucatu, segue abandonado, sem qualquer estrutura para receber visitantes. A Véu da Noiva é uma das duas cachoeira em áreas públicas de Botucatu. A outra fica no complexo da Marta, onde há um parque administrado pela prefeitura.

Com a construção da barragem iniciada em 2020, o acesso ao Véu da Noiva foi fechado, e a antiga estrutura que abrigava uma lanchonete e um toboágua foi desativada. Durante o período de obras, foi garantido que a cachoeira em si não seria comprometida, o que de fato ocorreu. No entanto, a revitalização prometida e a construção do novo parque anunciado pelo então prefeito Mário Pardini não saíram do papel.

Na época, foi divulgado que um novo espaço de lazer seria desenvolvido na área próxima à represa, incluindo a desapropriação do terreno para viabilizar o projeto. O objetivo seria transformar a região em um atrativo turístico e recreativo, aproveitando o potencial natural do local. Contudo, até o momento, não foi divulgado qualquer plano ou cronograma sobre a recuperação do espaço ou a implantação do parque prometido.

Enquanto isso, o cenário no antigo Véu da Noiva é de abandono, com muito mato e estruturas deterioradas e sem qualquer manutenção.

“Era um lugar incrível para passear com a família, um dos poucos acessíveis para todo mundo. Agora, só vemos ruínas e mato crescendo. Não sabemos se um dia vão recuperar isso”, lamenta Luís Souza , morador da região.

A equipe do Acontece Botucatu entrou em contato com o prefeito Fábio Leite para questionar sobre o andamento da revitalização. Segundo o chefe do executivo, as obras da prefeitura precisavam esperar o término de todo processo de construção e entrega da barragem. Fábio Leite adiantou que o projeto deve ser licitado ainda este ano.

“A nossa Secretaria de Habitação, através do Escritório de Projetos, já está desenvolvendo o projeto tanto do Parque da Represa, que é onde a gente pretende montar o nosso Centro de Eventos, quanto da reestruturação ou da revitalização da cascata Véu da Noiva. Esses locais não foram mexidos pela prefeitura, porque eles fazem parte de todo esse complexo que foi feito da barragem do Rio Pardo, desenvolvido pela Sabesp”, justificou o prefeito Fábio Leite.

“O desenvolvimento do projeto, tanto do Parque da Represa, que é o nosso centro de eventos, quanto da revitalização do Véu da noiva, já estão em curso. Uma vez finalizados projetos, eu imagino que agora no início de maio, a gente já tenha isso pronto, a gente parte para o processo da montagem do pacote técnico, que é a realização das licitações”, finalizou o prefeito.

A barragem da represa do Rio Pardo, que fica logo acima da cachoeira, recebeu um investimento superior a R$56 milhões da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que é a responsável pela operação.

Tobogã em uso nos anos 2000
Tobogã em uso nos anos 2000
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento