Com promessa de desafogar o trânsito, nova rua é inaugurada no centro de Botucatu

Fotos Acontece Botucatu 

Foi inaugurada na noite desta quarta-feira, 26, dia de Sant’Ana, a padroeira de Botucatu, a Alameda Dom Vicente Ângelo José Marchetti Zioni, ou simplesmente Dom Zioni, nova rua aberta na área central de Botucatu. A Obra promete melhorar um dos pontos mais críticos do trânsito de Botucatu.

Houve um descerramento da placa em homenagem a um dos mais famosos Arcebispos de Botucatu e um breve histórico de sua vida foi passado para os presentes. A nova via foi aberta ao lado Cúria Arquidiocesana de Botucatu e da Secretaria Municipal de Educação.

A abertura desta nova rua tem o objetivo melhorar a fluidez dos veículos naquela região, principalmente no horário de entrada e saída das escolas. É bom salientar que as aulas voltam na próxima segunda-feira, dia 31, quando a alameda passará pelo seu primeiro teste.

“Essa é uma importante, assim como a do viaduto que ligará os bairros Jardim Cristina e Jardim Paraíso, que se Deus quiser começamos neste segundo semestre. São obras que vão dar mais fluidez ao trânsito”, disse Mário Pardini durante discurso na inauguração.

A Rua Dr. Costa Leite historicamente sofre com o trânsito confuso e congestionado nos horários de pico, 7 horas, 12 horas, 13 horas, 17 hora e 18 horas. Seja na saída ou na entrada das aulas, a via recebe o fluxo de veículos que alcançam as escolas da região, Industrial, Santa Marcelina, EECA, Cardosinho, La Salle e Anglo.

“Esta é uma primeira etapa de um projeto do intervenções nessa região. Não vai resolver o problema todo, mas vai minimizar bastante. Outras medidas serão tomadas em breve”, disse Rodrigo Fumis, Adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Segundo Fumis, nos horários mais movimentados, ou seja, nos chamados picos, é registrada a média de mil veículos por hora na Costa Leite. A nova rua ligará esse trecho da Costa Leite com a Rua Damião Pinheiro Machado.

 

Inédito sistema de iluminação

Está será a primeira no Município a contar com iluminação por luminárias de LED. Em toda a extensão da Alameda Dom Zioni, que ligará as Ruas Dr. Costa Leite e Dr. Damião Pinheiro Machado, serão instalados 8 pontos de luz com a nova tecnologia.

Vale lembrar que já foram implantadas, galerias pluviais e calçadas com piso intertravado, permeável e com infraestrutura de acessibilidade. A rua ainda irá oferecer 80 vagas para estacionamento de veículos.

O que muda com o LED?

Tecnicamente, a iluminação por luminárias de LED trará maior eficiência em luminosidade ao local. Medido em Lúmen, o fluxo luminoso com o LED é maior quando comparado ao fluxo com lâmpadas a vapor de sódio.

Enquanto a nova chega à medida de 130 Lumens por Watt (W), a iluminação convencional, com lâmpadas de vapor de sódio, atinge apenas 40 lumens por watt. Ao invés dos 280W utilizados por uma lâmpada de sódio, a de LED utiliza apenas 120W.

Ou seja, a nova tecnologia oferece melhor iluminação, com menor consumo de energia. A durabilidade das luminárias de LED chega a ser quase quatro vezes maior do que a de vapor de sódio, chegando a 55 mil horas (utilidade de 12 anos).