Com 41%, Botucatu registra o pior índice de isolamento desde o início de quarentena

Comércio fechado não foi significado de isolamento em Botucatu nesta semana

Foto Acontece Botucatu

Botucatu registrou na quarta-feira, dia 20, o pior índice de isolamento social desde o início da quarentena, que começou na segunda quinzena de março. Segundo o sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do estado, o percentual na cidade atingiu 41%.

Na véspera, primeiro dia de comércio fechado por força de liminar do TJSP, o número foi de 43%, ou seja, mesmo sem as atividades comerciais chamadas de ‘não essenciais’, esse índice vem caindo. Lembrando que a quarentena no comércio teve início no dia 23 de março, quando o isolamento social foi de 52%.

No dia 01 de maio, após exaustivas discussões entre Prefeitura, autoridades de saúde, Ministério Público e comerciantes, o comércio da cidade voltou a funcionar, mas com restrições, atendendo apenas delivery e drive-thru.

Na segunda-feira, 18, porém, uma liminar do TJSP, após pedido da Procuradoria Geral do Estado se baseando em um abaixo assinado, mandou fechar novamente as portas das lojas. Quem andou pelas ruas de Botucatu durante esta semana pode notar intensa movimentação de veículos e aglomerações nas proximidades de bancos, por exemplo.

Os números de hoje só serão divulgados na tarde desta sexta-feira, 22. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

Os números podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no estado.

As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Veja abaixo o mapa de monitoramento de Botucatu desde o início de março até ontem.