Com 400 espécies, Botucatu consolida-se na prática de Birdwatching

Cidade
Com 400 espécies, Botucatu consolida-se na prática de Birdwatching 13 dezembro 2022

Cidade destaca-se no turismo paulista e abriga cerca de 400 espécies dos biomas de Mata Atlântica e Cerrado.

Tangará (Chiroxiphia caudata) – Foto André Godinho

As paisagens do topo da Cuesta e os biomas de mata atlântica e cerrado dão a Botucatu (230 quilômetros de São Paulo) uma variedade de vida selvagem. São aproximadamente 400 espécies de aves, que atraem observadores e fotógrafos de todo Brasil em eventos como o ‘Vem Passarinhar’, que será realizado no próximo dia 18 de dezembro, pela secretaria adjunta de Turismo, da Prefeitura Municipal.

Com os dois biomas distintos e faixas de transição entre a Mata Atlântica e Cerrado, a região da Cuesta de Botucatu possui áreas abertas, matas, áreas alagadas do baixo Tietê, e também urbanas, com espécies diferentes de plantas e animais. Por isto, é possível observar uma grande diversidade de indivíduos de diferentes biomas em um único dia, sem percorrer longas distâncias.

Roberta Sogayar, secretária adjunta de Turismo, destaca que o birdwatching é uma atividade que proporciona bem-estar, atividade física, socialização, educação ambiental, preservação ambiental, gastronomia, cultura e grande movimentação econômica.

Tucanuçu (Rampasthos toco) – Foto Silvia M. Nishida

As passarinhadas tiveram início com a identificação do potencial da prática no município. Em 2018 foi lançado o Guia de Aves de Botucatu e São Manuel , onde é possível obter mais detalhes sobre as espécies da região. Também é possível acessar a lista de espécies no site Wikiaves.

Em 2021, a Secretaria Adjunta de Turismo criou o grupo de trabalho com especialistas em observação de aves, e juntos criaram estratégias para o desenvolvimento da atividade na cidade. Em Outubro de 2022 foi realizado o 1º Festival de Aves de Botucatu, com palestras, workshops, atividades educativas, de birdwatching, teatro, exposições, atrações musicais e culturais, com o intuito de aproximar as pessoas da cidade do contexto rico e único.

 A Secretaria Adjunta de Turismo fomenta o Aviturismo através do Projeto Vem Passarinhar, que é realizado todo último domingo de cada mês, com um passeio diferente, por alguma área natural da cidade para realizar a observação de aves.

“As atividades são acompanhadas por um guia de turismo e um ornitólogo, para realizar a identificação dos indivíduos. Não é cobrado pagamento de taxas, mas é preciso ser um dos primeiros 20 inscritos para conseguir garantir a participação”, explica a secretária Roberta Sogayar.

Sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca) – Foto Eduardo Rossi

O local desta edição do Vem Passarinhar será o Sítio Doces Grand Amore. A saída é às 5h da manhã, em frente à catedral de Sant’Ana, e é preciso estar inscrito no evento. O passeio será para 20 participantes, que serão contemplados por ordem de inscrição e notificados por whatsapp. Os remanescentes entrarão automaticamente na lista de espera.

Fique ligado para as inscrições de janeiro.

Serviço:
Secretaria Adjunta de Turismo – Botucatu
Serviço: Vem Passarinhar.
Data: 18 de dezembro, às 5h
Inscrições: Secretaria Adjunta de Turismo – Botucatu

Sobre Botucatu

Pica-pau-rei (Campephilus robustus) – Foto Antônio Carlos Pontes

Município de interesse turístico, a cidade está localizada no topo da Cuesta de Botucatu. O nome da cidade tem origem do tupi ybytukatu, ‘bons Ares’.

Botucatu é para quem busca contato com a natureza, clima de montanha, ecoturismo, turismo cultural, turismo de aventura, paisagens, cachoeiras, restaurantes e atividades como observação de pássaros.

Conheça mais sobre a cidade: Secretaria Adjunta de Turismo – Botucatu

Texto: Assessoria de Imprensa/Turismo

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento