Coleta porta a porta da Campanha do Agasalho em Botucatu será neste sábado, 19

A Prefeitura de Botucatu, através do Fundo Social de Solidariedade, realiza neste sábado, dia 19, a coleta porta a porta da Campanha do Agasalho 2018. O mutirão de recolhimento acontecerá em dezenas de setores da cidade e contará com uma equipe de mais de 300 voluntários.

Funcionários de diversas secretarias municipais, além de Semutran, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, escoteiros do Grupo Padre Anchieta e atiradores do Tiro de Guerra farão o recolhimento das peças. Além deles, 30 caminhões, ônibus e micro-ônibus da Garagem Municipal e da Secretaria de Educação ajudarão no recolhimento e transporte do agasalho.

A novidade neste ano é que os voluntários e atiradores do Tiro de Guerra 02-048 também recolherão medicamentos para o Banco de Remédios de Botucatu. A Prefeitura de Botucatu apoia a realização da ONG Ação da Cidadania, que busca recolher diversos tipos de medicamentos a partir da doação da população.

A iniciativa busca envolver toda população e conscientizá-la a ajudar mais de mil famílias carentes, com a doação de roupas para o inverno. Podem ser doados agasalhos, calças, sapatos, meias, luvas, toucas, cachecóis e, principalmente, edredons e cobertores, todos em boas condições de serem utilizados. O apelo especial do Fundo Social vai para as roupas infantis e de recém-nascidos.

A concentração dos voluntários será às 7 horas, em frente ao prédio da Prefeitura. Após o recolhimento todas as peças serão triadas, separadas e colocadas à disposição da população carente em projetos e instituições ligadas a Prefeitura, no dia 10 de junho.

Vale lembrar que a Campanha do Agasalho 2018 teve início no dia 18 de abril. Além da ação porta a porta, cerca de 100 caixas coletoras continuam espalhadas em espaços públicos, agências bancárias, supermercados, escolas e estabelecimentos comerciais da Cidade.

A campanha

A Campanha do Agasalho é uma das principais ações do Fundo de Solidariedade de Botucatu, realizada há mais de 40 anos. Em 2017, o Fundo recolheu e destinou mais de 80 mil peças de roupas e cobertores.

“No ano passado, foi a primeira vez que participei da Campanha do Agasalho e fiquei encantada de como a nossa Cidade é solidária. Espero poder contar mais uma vez com a colaboração de todos doando agasalhos e cobertores em boas condições para ajudar a famílias carentes de Botucatu”, afirmou Aparecida Pardini, Presidente do Fundo Social de Solidariedade.

A Campanha do Agasalho 2018 tem como parceiros: Gabinete do Prefeito; Secretaria de Administração; Secretaria de Assistência Social (CRAS, Projetos Educativos); Secretaria de Saúde (Vigilância Ambiental); Secretaria de Educação (Merenda, Transportes, Escola Angelino); Secretaria de Comunicação; Secretaria de Obras; Semutran; Guarda Civil Municipal; Secretaria de Segurança; Policia Civil; Policia Militar; e Tiro de Guerra. Participam como voluntários o Grupo de Escoteiros Padre Anchieta; e grupo de voluntárias liderados por Sueli Tamelini. Também colaboram: Sabesp; Transportadora Phenix; e Senai.

Novidades para a Campanha do Agasalho

Além da tradicional entrega das roupas nos CRAS, neste ano a Campanha do Agasalho terá uma novidade: os cabides solidários. Em 2017, o Fundo Social de Solidariedade já colocou um cabide solidário na Praça do Paratodos, e para este ano, os cabides ganharão reforço. Ao todo, serão sete nas seguintes localidades: Sabesp; APAPE; Rodoviária; Casa do Cidadão; CRAS Central; Centro de Múltiplo Uso; e Casa Solidária.

Os cabides são estruturas metálicas que ficam à disposição de quem deseja doar e de quem precisa pegar uma peça de roupa. A intenção é que os sete cabides fiquem à disposição da população durante todo o ano.