O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) – Regional Botucatu completa 20 anos nesta sexta (19 de abril), justamente no mês de conscientização aos acidentes e doenças do trabalho, conhecido como Abril Verde. Somente em 2023, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador realizou:
– 1.820 atendimentos – média de 151/mês
– 450 atividades de Educação em Saúde do Trabalhador [+2,4 mil capacitadas]
– 843 procedimentos de Vigilância da Situação de Saúde dos Trabalhadores
– 105 procedimentos de Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador
Além de melhorar as condições nos ambientes de trabalho, o Cerest, em articulação com toda a rede, também oferece assistência, por meio de equipe multidisciplinar, a todos os trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício, que tenham sofrido acidentes de trabalho ou apresentam alguma doença relacionada ao trabalho.
Também em 2023 o Cerest Botucatu atingiu a qualificação máxima no “Qualifica Cerest”, avaliação nacional realizada pelo Ministério da Saúde. Demonstrando, assim, todo empenho da equipe e excelência dos processos e ações realizadas pela regional.
“No decorrer dos seus 20 anos, enfrentamos vários desafios. Porém as conquistas se somam ainda mais quando pensamos em toda equipe de trabalho que fez ou que ainda faz parte deste serviço. Todos que por aqui passaram deixaram sua história e levaram um pouco da saúde do trabalhador para onde foram”, destaca Daniela Tonelli, enfermeira responsável pelo serviço.
“O Cerest tem colaborado com o aumento das notificações de acidentes de trabalho e ajudado a garantir direitos dos trabalhadores durante todos estes anos. Continuaremos realizando diversas atividades educativas, para melhoria dos dados epidemiológicos. Instruindo, orientando e fomentando a necessidade dos serviços de saúde notificarem os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho”, completa Humberto Petry, fisioterapeuta do Cerest.
Sobre o Cerest Botucatu
O Cerest é um serviço SUS, que integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), sob gestão da Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da OSS de Pirangi.
Desenvolve ações de promoção, assistência e vigilância à saúde dos trabalhadores de Botucatu e mais 12 municípios: Anhembi, Areiópolis, Bofete, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratânia, São Manuel e Torre de Pedra.
O Cerest não é um serviço de emergência. Mas, sim, um serviço de saúde secundário. Ou seja, o paciente é atendido após ser encaminhado pela unidade de saúde.
A equipe é formada por médicos (2); enfermeira, técnicos de enfermagem (2), fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, técnica de segurança do trabalho, engenheiro, auxiliares administrativos (2), e auxiliar de serviços gerais.
𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀
Horário de funcionamento
Segunda à Sexta – 7h30 às 17 horas
End.: R. João Passos, 2085 – Centro
Tel.: (14) 3811.1415 / 9.9721-5043
E-mail: [email protected]
Assessoria de Imprensa/Pirangi
Compartilhe esta notícia