Caso ‘autóctone’ de dengue é registrado no Jardim Paraíso

Cidade
Caso ‘autóctone’ de dengue é registrado no Jardim Paraíso 14 maio 2018

 A Vigilância Ambiental em Saúde confirmou mais um caso de dengue autóctone em Botucatu. O paciente é morador do Jardim Paraíso e disse aos agentes que não viajou nos últimos 20 dias, o que reforça que a doença foi contraída no Município.

Por conta desse caso confirmado de dengue, a VAS realizará na próxima terça-feira, 15, das 8h30 às 13 horas, o bloqueio de nebulização em cinco quarteirões do Jardim Paraíso, na região da Praça do Abolicionista. A atividade consiste na aplicação de inseticida e tem como objetivo eliminar os mosquitos adultos.

“Ainda que tenhamos um alto índice de infestação do Aedes aegypti, o ciclo de transmissão da doença está sendo interrompido rapidamente com as ações de vigilância e controle da dengue, mas não podemos baixar a guarda. A população tem que ser nossa aliada não deixando recipientes em condições de se tornar criadouros de mosquitos”, explica Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.

É importante que os moradores permitam o acesso dos agentes de combate às endemias nos imóveis, pois são profissionais capacitados para identificar situações de riscos à saúde pública e auxiliar a população na resolução dos mesmos.

Durante a nebulização, a população deverá permanecer na calçada junto aos animais domésticos e só retornar 20 minutos após o término da aplicação do inseticida.

A Vigilância Ambiental orienta ainda que toda pessoa que apresentar sintomas de dengue como febre alta, dores de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, cansaço e indisposição, deve procurar atendimento médico. O profissional de saúde, ao suspeitar da doença, irá notificar o fato. A partir de então se iniciam as ações de combate ao mosquito.

Em 2018, Botucatu já registou dois casos importados de dengue, quando a doença é contraída em outro município, e quatro casos autóctones.

Como preparar o imóvel para receber a nebulização?

– Guardar em lugar fechado ou manter cobertos alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal (mesmo molhadas), bebedouros de animais, gaiolas de pássaros e aquários;

– Retirar ou manter levantadas roupas de cama e toalhas de mesa;

– Manter abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida.

*Caso esteja chovendo, a nebulização será cancelada.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento