Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o lançamento da campanha Não dê esmolas, dê oportunidade ao morador de rua. A cerimônia, realizada no auditório da Prefeitura de Botucatu, Cyro Pires, contou com a presença do prefeito João Cury Neto; do presidente da Câmara Municipal, Ednei Lázaro da Costa Carreira; da secretária municipal de Assistência Social, Amélia Maria Sibar; e de autoridades de segurança pública, do Poder Público, religiosas, além de representantes da sociedade civil.
A campanha visa a redução da incidência de moradores de rua no Município, propondo ? população que, ao invés de doar esmolas, procure encaminhá-los a Central de Atendimento ao Migrante Itinerante Municipal (Camim) para que tenham um atendimento humanizado e, assim, possam mudar sua atual situação.
Ela conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Segurança e Direitos Humanos, da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Polícia Militar, Arquidiocese Metropolitana de Botucatu e Conselho Municipal de Pastores.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Amélia Maria Sibar, apesar de haver andarilhos de outras cidades que vêm para as ruas de Botucatu, a maioria são pessoas do próprio Município, que se encontra em situação de vulnerabilidade, seja pelo álcool ou pelas drogas.
São pessoas que precisam de tratamento. Se elas recebem dinheiro por estarem com fome, acabam o utilizando para outra finalidade que não a alimentação. Dessa maneira, deve-se ligar para os órgãos responsáveis para que os moradores de rua sejam encaminhados ao Camim, que funciona 24 horas. Trata-se de uma campanha contínua, que não tem data para terminar, pois sempre teremos pessoas para ajudar. Nós vamos torná-los cidadãos, vamos dar tratamento e oportunidades de trabalho a eles, discursou a secretária.
Amélia ainda informa que a intenção é de que, após a realização do tratamento dessas pessoas, seja oferecida qualificação ? elas por meio dos cursos já promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Para o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, esta é mais uma política pública transversal, que visa ? garantia de direitos e a emancipação das pessoas que vivem nas ruas. Diz que essa campanha tem como importante função informar a população sobre os serviços assistenciais que o Poder Público oferece aos moradores de rua.
Trata-se de uma ação que conta com diversos parceiros para sua realização. A Secretaria Municipal de Segurança é fundamental para auxiliar no encaminhamento dessas pessoas, bem como a Secretaria Municipal de Saúde tem um importante papel em prestar auxílio médico a elas, comentou Cury. Acredito também que o apoio do Conselho Municipal de Pastores e da Arquidiocese Metropolitana de Botucatu é de extrema importância pois o restauro também é espiritual. É importante que o Poder Público tenha um olhar permanente sobre essas pessoas, acrescentou.
{n}Atendimento{/n}
Atualmente, Botucatu contabiliza pouco mais de 20 pessoas em situação de rua, de forma permanente. Entretanto, também existem aqueles que estão sempre de passagem pela Cidade. Por isso é importante que essas pessoas não encontrem no Município condições de permanecerem vivendo na mendicância.
Para ajudar um morador de rua a encontrar atendimento correto para sua situação, basta ligar para os números 190 (Polícia Militar), 199 (Guarda Civil Municipal) ou (14) 3882-8444 do próprio Camim.
A Prefeitura de Botucatu também tem trabalhado para agilizar o projeto que viabilizará a construção da sede própria do Camim, que está funcionando provisoriamente na Rua Capitão Tito, nº 131, no Jardim Central.
Compartilhe esta notícia