Fotos: Luiz Fernando
Nossa expectativa, graças a Deus, mais uma vez foi alcançada, com a presença maciça da comunidade católica de Botucatu e de outras cidades da região, foi o que disse o padre Orestes Gomes, da Paróquia Nossa Senhora Menina, da Vila Maria, que coordenou da 18º edição da Caminhada da Fé, realizada nesta sexta-feira (29), contando com a presença de milhares de fiéis.
A concentração aconteceu na Paróquia de São José de onde a multidão saiu para percorrer, aproximadamente, 11 quilômetros passando por diversas igrejas, rezando o terço, orando e cantando. A Caminhada foi iniciada na primeira hora dessa sexta-feira (29) e encerrada por volta das 4 horas.
Nunca é demais recordar que ao longo dos anos a caminhada foi sofrendo alterações. Nas suas primeiras edições visitava todas as igrejas da cidade, sem exceção, mas houve a necessidade de encurtar o trecho, em razão do cansaço dos fiéis, já que grande parte dos caminhantes é idosa. Com isso a caminhada deixou de passar pela parte alta da cidade, como Vila Antártica, Vila dos Lavradores e Vila Aparecida, cruzando o viaduto Bento Natel.
Os caminhantes saíram da Praça da Igreja São José indo até a Igreja Santa Terezinha, no Bairro do Lavapés. De lá seguiram para Conjunto Habitacional Humberto Popolo, na Cohab I, na Igreja São Pio X. Depois os fiéis se deslocaram até o Bairro dos Comerciários, onde aportaram na igreja do Santíssimo Sacramento e seguiram para o Ginásio Municipal de Esportes, no Bairro Alto, onde deram uma parada para descansar antes de seguirem para a igreja Menino Deus, ainda no Bairro Alto. De lá, comitiva católica veio direto ? Catedral Metropolitana de Botucatu, para o encerramento, onde fiéis receberam a benção do Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo.
{n}Plínio Paganini{/n}
A Caminhada da Fé foi criada pelo radialista Plínio Paganini, um dos pioneiros a aderir a Renovação Carismática Católica em Botucatu e que fazia parte do Grupo de Oração da Igreja São José, onde as pessoas se reuniram para rezar o terço e cantar pelos menos uma vez por semana. Ao lado de Plínio na criação da Caminhada, esteve a irmã Anunciação, da Congregação das Servas do Senhor.
Compartilhe esta notícia