Nem mesmo nos dias mais intensos do inverno passado o clima foi tão rigoroso. Com temperatura que deve chegar a 2 graus, Botucatu terá um período (noite/madrugada) congelante, mesmo faltando pouco mais um mês para o inverno.
É muito provável que ao final da próxima madrugada muitos pontos do município apresentem geada. O fenômeno é altamente prejudicial para a agricultura da região, por exemplo.
O Climatempo cita após uma noite congelante, a quarta-feira (18) terá temperatura máxima de 13 graus, configurando o dia mais do ano até aqui. Já na quinta (19) a mínima poderá ser de 4 graus na madrugada, também com ocorrência de geada.
Como será a geada e cuidados com a vegetação
A geada poderá ser de irradiação, a típica branca. Sabendo da geada com antecedência, a recomendação é se fazer a limpeza do terreno: eliminar vegetação rasteira que possa barrar o ar frio.
Nessa geada o ar frio corre para baixo feito a água e a capina. A eliminação da vegetação rasteira pode diminuir o tempo de exposição da planta a baixíssimas temperaturas, escoando-se o ar frio para partes mais baixas mais rapidamente.
O solo exposto (nú) acumula calor de dia, diminuindo a severidade do evento à noite (solos expostos geralmente não são recomendados por causa da chuva mas nesta época do ano a chuva não é problema).
Compartilhe esta notícia