Botucatu tenta viabilizar centro de eventos na região da represa

Cidade
Botucatu tenta viabilizar centro de eventos na região da represa 17 abril 2025

Em abril de 2023 a Prefeitura assinou um decreto de desapropriação de uma área de 4 alqueires ao lado da Barragem para a construção de um Parque Municipal com área de eventos

Botucatu poderá ter seu centro de eventos na região da represa do Rio Pardo em Botucatu. A informação é do Prefeito Fabio Leite, que abordou o assunto quando questionado sobre o estado de abandono da área que abriga o antigo complexo Véu de Noiva.

O local fica distante 15 km da área central de Botucatu. O acesso principal se daria pela rodovia Gastão Dal Farra e depois pela vicinal Odilon Cassetari.

Segundo Fábio Leite, a proposta está sendo desenvolvida pela Secretaria de Habitação, por meio do Escritório de Projetos da Prefeitura, que também é responsável por outras iniciativas estruturais no município. O anúncio do local foi feito na vardade ainda em 2023, na gestão Mário Pardini. A atual administração tenta viabilizar o projeto.

A nossa Secretaria de Habitação, através do Escritório de Projetos, já está desenvolvendo o projeto tanto do Parque da Represa, que é onde a gente pretende montar o nosso Centro de Eventos, quanto da reestruturação ou da revitalização da cascata Véu da Noiva”, afirmou o prefeito.

O prefeito destacou ainda que esses espaços, localizados em uma área de preservação ambiental e com grande potencial turístico, ainda não haviam sido contemplados com ações diretas da Prefeitura devido à sua ligação com a barragem do Rio Pardo, projeto desenvolvido pela Sabesp.

“Esses locais não foram mexidos pela prefeitura, porque eles fazem parte de todo esse complexo que foi feito da barragem do Rio Pardo, desenvolvido pela Sabesp”, justificou.

Em abril de 2023 a Prefeitura assinou um decreto de desapropriação de uma área de 4 alqueires ao lado da Barragem. Trata-se do local para que seja construído o Parque Municipal da Represa do Rio Pardo.

Segundo publicou na oportunidade o então Prefeito Mário Pardini, o espaço contará com estrada vicinal totalmente pavimentada, um enorme espelho d’água, toda recuperação da cachoeira Véu de Noiva, pista de caminhada, ciclovias, quadras poliesportivas e área para eventos e recreação.

O assunto voltou a se discutido com o governo estadual em agosto de 2024. Em uma reunião na Secretaria de Turismo e Viagens, Pardini dicutiu parcerias com o governo estadual em agosto de 2024.

Sonho antigo

Ter um centro de eventos é um sonho antigo de Botucatu. Vários projetos foram anunciados ao longo dos anos, porém, nenhum saiu do papel.

Em 2015, por exemplo, o então Prefeito João Cury chegou a divulgar tratativas para uma área de dois milhões de metros quadrados. O local ficava às margens da SP-209 (Castelinho), perto do entroncamento com a vicinal Eduardo Zuccari.

Já em 2008, o Prefeito da oportunidade, Mário Ielo, chegoou a convocar uma entrevista coletiva para anunciar o projeto, que também contemplaria um kartódromo. Nada saiu do papel.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento