Segundo levantamento do Acontece Botucatu, houve uma forte redução entre maio e junho
Botucatu teve uma redução de 91,4% dos casos de dengue entre maio e junho. Segundo apurou o Acontece Botucatu, até a presente data são 352 casos neste mês. Houve uma nítida desaceleração de novos casos.
No mês de maio Botucatu teve 4125 novos casos. Já existia uma queda com relação ao mês de abril, que apontou 5077 casos, ou seja, o pico da transmissão da doença no município.
Segundo estimativas levantadas pelo Acontece Botucatu, Botucatu tem até o momento 15.834 casos em 2024. Esse número foi o maior registrado entre os municípios do centro-oeste paulista.
O alto número de casos registrados se deve ao número de testes aplicados em Botucatu. Nenhum outro município testou em massa como Botucatu.
Apesar da queda de casos, Botucatu registrou em 2024 cinco mortes relacionadas com a dengue. Todas as vítimas são mulheres, sendo quatro no mês de março e uma em abril.
A Vigilância Ambiental em Saúde faz a orientação para que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas. São eles: febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição.
Atendimento
A Prefeitura de Botucatu ampliou ainda em março o atendimento direcionado para pessoas com suspeita e casos confirmados de dengue, gripe e Covid-19.
O Centro Municipal de Hidratação no Lavapés atende 24 horas durante a semana. Já o Centro de Saúde Escola – Vila dos Lavradores atende 24 horas de sexta a domingo.
O Centro de Hidratação foi lançado no início de fevereiro com o objetivo de atender em retaguarda as unidades de saúde do Município, recebendo inicialmente apenas pessoas com encaminhamento médico para atendimento e tratamento.
Devido ao aumento do número de casos de dengue, passou a atender em março no sistema “portas abertas”, recebendo diretamente pessoas com suspeita da doença.
Com a redução drástica do número de casos, a partir de julho o Centro de Hidratação será aberto como Unidade de Saúde do Lavapes, bairro que aguarda há décadas a benfeitoria.
Todas as unidades de saúde do município realizam a testagem para Dengue, assim como influenza e Covid.
Compartilhe esta notícia