Houve registros do fenômeno na Gastão Dal Farra e Cascata da Marta em Botucatu
Botucatu registrou na manhã deste domingo (11) pontos de geada em algumas localidades. Um dos locais mais frios de Botucatu, o fenômeno pode ser constatado na Rodovia Gastão Dal Farra, sentido Demétria.
Geada é a formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou sobre outras superfícies, devido à queda de temperatura. A principal causa da formação de geada é a advecção de massa de ar polar. Isso só é possível porque o vapor de água presente no ar à noite se transforma em cristais de gelo.
Constante em décadas anteriores, a ocorrência de geada vem diminuindo em Botucatu nos últimos anos. A zona rural do munícipio, no entanto, ainda consegue concentrar o fenômeno nas semanas mais frias.
Imagens da geada que se formou hoje, domingo. Esse local fica entre o bairro Paratodos e o Parque Tecnológico. A mínima em uma estação particular que fica na entrada da Demétria marcou 2,5°C, disse ao Acontece Botucatu o leitor Fernando Fiala.
Outros locais
Na região da Cascata da Marta, às margens da Marechal Rondon, moradores também registraram geada logo ao amanhecer. Em especial a leitora Samira Ribeiro fez imagens da Fazendo Matão, que fica nessa região citada.
A temperatura em Botucatu teve mínima de 6 graus na última madrugada, isso na média. Locais como a Gastão Dal Farra, Lageado e morro de Rubião Junior tiveram registros mais baixos ou sensação ainda maior de frio.
Frio segue?
Apesar do sol em Botucatu, o tempo gelado deve continuar. Com o afastamento da frente fria, o destaque fica por conta da massa de ar frio, que provocará ainda mais queda na temperatura, aumentando a sensação de frio.
A mínima para a próxima madrugada deve ser de 6 graus. A máxima chegou a 22 graus por volta das 13 horas em Botucatu.
Compartilhe esta notícia