Em evento na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Botucatu promoveu a posse da primeira coordenadora municipal da juventude, Noemi Maira Jacob, estudante do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Aitiara. Ela estará atrelada ? Secretaria Municipal de Planejamento, ao lado do estagiário Lucas Juliam da Silva, da Escola Técnica Dr. Domingos Minicucci Filho.
Ambos foram eleitos, no dia 12 deste mês, pelos delegados do Orçamento Participativo Jovem, um novo braço do tradicional OP, um trabalho de consulta e debate com a comunidade com a finalidade de ampliar a participação popular e tornar mais democrático o processo de decisão sobre os investimentos a serem realizados em Botucatu.
Noemi e Lucas irão trabalhar junto aos núcleos estudantis de cada unidade escolar, pública e privada, organizando as demandas do público jovem. Eles também acompanharão de perto os investimentos a serem realizados pelas escolas com os recursos repassados pela Prefeitura ao OP Jovem, da ordem de R$ 100 mil. O valor foi dividido pelas 22 escolas incluídas no projeto e foram os próprios jovens delegados escolhidos por seus colegas que tiveram a missão de debater as necessidades de cada unidade educacional, avaliando as prioridades de cada uma.
Espero retribuir de alguma forma as pessoas que ajudaram eu estar nesse papel, de ouvir e ajudar na criação de projetos. Com certeza o lazer, educação e emprego fazem parte de uma qualidade de vida melhor aos jovens, que tem muito que dizer. E essas ideias, que ? s vezes podem parecer pouco loucas no começo podem melhorar e muito nossa Cidade, diz Noemi.
Também nesta quinta foi feita a entrega dos certificados e moções aos 21 jovens das escolas que foram eleitos no projeto Prefeito por um dia. Assim eles poderão acompanhar, por um dia, a rotina e as atividades do Poder Executivo Municipal. Além de autoridades públicas, acompanharam também a cerimônia representantes das escolas e familiares dos estudantes envolvidos no OP Jovem.
Acho que o Poder Público tem a obrigação de estimular a participação popular, a democracia direta, ainda mais com os jovens. Na história do nosso país eles sempre estiveram ? frente. Por isso a atual administração está de parabéns, pois esses jovens é que serão nossos representantes no futuro, salienta Paulo Sérgio Alves, coordenador do OP.
Presente na cerimônia, o prefeito João Cury Neto valorizou a organização do projeto, que prezou pela clareza e honestidade junto aos jovens participantes, e agradeceu os pais dos estudantes por acreditarem em mais uma ação do Poder Público. O OP Jovem se caracterizou pelo diálogo franco e participação desses meninos e meninas. Hoje podemos dizer que o jovem botucatuense está no centro das discussões, ele decide e tem capacidade para isso. Para tanto a Prefeitura deve saber ouvir e deixar recursos públicos específicos para este grupo, enfatiza.
No final do evento, troféus foram distribuídos a todas as escolas participantes do OP Jovem e para aquelas que foram as mais solidárias na divisão dos recursos públicos direcionados ao projeto.
{n}Prefeitos por um dia{/n}
Adrielly Beatriz de Campos Souza E.E. Prof. Jose Pedretti Neto
Ana Carolina Pires Fescina – Colégio Tyto Alba I
Ana Carolina Trombaco – E.E. Profa. Sophia Gabriel de Oliveira
Ariane Fernando dos Santos Silva – Emef Dr. Joao Maria
Bruna Iolanda de Alencar E.E. Parque Residencial 24 de Maio
Clara dos Santos Bastos Rocha – Aitiara / Escola Waldorf de Educação
Ellen Mayane Baptista da Silva E.E. Prof. Joao Queiroz Marques
Erick Gabriel Moreira Sueiro – E.E. Dr. Armando de Salles Oliveira
Felipe Rizzo – Curso Preve Objetivo
Geovana Ester Moço – Emef Jonas Alvez de Araújo
Izabella Dias Fernandes E.E. Cardoso de Almeida
Jocielma Oliveira dos Santos – EE. Prof. Francisco Guedelha
Letícia Elias Ferreira E.E. Prof. Américo Virginio dos Santos
Lucas Juliam da Silva – Etec Dr. Domingos Minucci Filho
Maria Luiza dos Santos da Silva E.E. Prof. Euclides de Carvalho Campos
Matheus Capeluppi R. dos Santos E.E. Prof. Pedro Torres
Matheus Rocha Soares – Emef Prof. Luiz Tacito Virginio dos Santos
Marcelle Pereira Conte – Centro Educacional Sesi
Mayara Guedes de Assis E.E. Dom Lucio Antunes de Souza
Michelle Hipólito – Colégio Anglo Botucatu
Melina Rodrigues Alves Carnieto Centro Educacional Prof. Reinaldo Anderlini