Botucatu se destaca em Ranking de Competitividade e supera grandes cidades

Cidade
Botucatu se destaca em Ranking de Competitividade e supera grandes cidades 26 abril 2025

Município ocupa a 12ª posição entre 404 cidades avaliadas em 2024 e deixa para trás capitais importantes como Florianópolis e Curitiba

Fotos: Acontece Botucatu

Botucatu voltou a figurar entre as cidades mais competitivas do Brasil. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove e a Seall, o município alcançou a 12ª colocação geral entre 404 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.

O desempenho coloca Botucatu entre gigantes como São Paulo (2º lugar), Campinas (7º) e Jundiaí (9º), e, mais que isso, a cidade superou capitais renomadas em qualidade de vida, como Florianópolis (13º) e Curitiba (14º). No ranking, Botucatu obteve nota média de 61,7 pontos, enquanto Florianópolis ficou com 60,8 e Curitiba com 59,5, em uma escala que vai de 0 a 100​.

Os números comprovam a força do município em áreas estratégicas. Em Sustentabilidade Fiscal, por exemplo, Botucatu apresentou índices superiores à média nacional, com baixa dependência de repasses federais e endividamento controlado, fatores que garantiram uma nota de 81,2 pontos neste pilar, muito acima da média das cidades do mesmo porte, que ficou em 65,4.

Na dimensão Sociedade, que avalia Saúde, Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Botucatu também se destacou. A cidade tem cobertura de água potável de 100% da população urbana e tratamento de esgoto em 98% das residências, superando índices nacionais que ainda patinam abaixo dos 85%​. Na área da Educação, o município se beneficiou da alta taxa de alunos em tempo integral, alcançando 23% no Ensino Fundamental, enquanto a média brasileira é de apenas 15%.

Outro ponto forte é a segurança pública. Botucatu registrou taxa de 8,2 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes, enquanto a média dos 404 municípios analisados foi de 14,5 mortes​. Isso reforça o perfil de cidade segura e acolhedora, que atrai novas famílias e investimentos.

Em entrevista ao Acontece Botucatu, o prefeito Fábio Leite comemorou o resultado no ranking e destacou que o desempenho é fruto de uma gestão responsável e focada em resultados.

“Esse ranking é motivo de muita alegria para Botucatu. É a colheita de uma gestão profissional que vem sendo feita há algum tempo, especialmente agora na nossa administração. Temos nos preocupado muito com a governança, com o cumprimento das questões legais e, principalmente, com a austeridade no uso dos recursos públicos”, afirmou.

Fábio Leite ainda destacou que a gestão austera tem permitido avanços em áreas essenciais, como saúde e educação, além de viabilizar novos projetos de parceria público-privada.

“Graças a esse equilíbrio financeiro, conseguimos lançar programas como o programa Sua Saúde, que já ampliou a mão de obra médica, iniciou a reforma do Pronto Socorro adulto, onde na próxima semana a gente faz a licitação para embarcar a tecnologia e ter um laboratório lá dentro e a gente vai abrir novas três unidades em Botucatu, uma em cada região. Então é dessa forma que a gente segue e dessa forma que a gente vai seguir cuidando do dinheiro público.”, completou o prefeito.

No entanto, nem tudo é perfeito. A avaliação aponta que Botucatu ainda enfrenta desafios nas áreas de Inovação e Dinamismo Econômico. O município obteve nota de 42,3 nesse quesito, puxada para baixo pela baixa geração de empregos no setor criativo e pelo baixo volume de recursos destinados à pesquisa e desenvolvimento. Em comparação, cidades como São José dos Campos (5ª no ranking geral) atingiram 68,7 neste pilar​.

Em um recorte só de cidades médias — aquelas com população entre 80 mil e 300 mil habitantes —, Botucatu aparece entre as cinco melhores do Brasil, reafirmando sua posição como um dos principais polos urbanos de médio porte no país​.

O resultado coroa uma trajetória de avanços na gestão pública local, que nos últimos anos investiu pesado em infraestrutura, saúde e educação. E, pelo que o ranking mostra, Botucatu não só evoluiu internamente como também ampliou sua competitividade diante de cidades maiores e capitais tradicionais.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento