De acordo com a Secretaria Adjunta de Turismo, Botucatu superou o patamar do pré-pandemia
Botucatu apresentou significativo crescimento no turismo. Os números da arrecadação provenientes dos serviços turísticos apresentaram um aumento total de 86% em relação ao auge do setor em 2019.
Apesar da significativa queda de 40% nas receitas turísticas em 2020 devido à pandemia, Botucatu conseguiu retomar seu crescimento em 2021, alcançando um aumento de 27%.
O crescimento continuou de 2021 a 2022, registrando um aumento de 97% em relação ao período anterior. Em 2023, o crescimento persistiu, evidenciado pelo aumento adicional de 27% na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS).
“Estamos extremamente satisfeitos com esse resultado, pois ele reflete de forma concreta o impacto positivo de nossas iniciativas no crescimento econômico de Botucatu”, destaca Roberta Sogayar, secretária Adjunta responsável pela pasta.
Ela ressalta ainda que esses dados não incluem, por exemplo, o ISS gerado pelos tratamentos médicos realizados por visitantes de outras cidades.
Com o objetivo de capturar de maneira ainda mais abrangente a importância do turismo para Botucatu, já está em andamento uma pesquisa para incluir esses aspectos no ranqueamento, buscando assim uma representação mais fiel do impacto do turismo na economia local.