Botucatu recebe 80 mil doses e prepara vacinação em massa contra a dengue

Cidade
Botucatu recebe 80 mil doses e prepara vacinação em massa contra a dengue 16 janeiro 2026

Remessas chegaram ao longo da semana e reforçam a estratégia de vacinação em massa contra a dengue, marcada para este domingo (18), com acompanhamento do Ministério da Saúde.

Foto: Acontece Botucatu

Botucatu recebeu ao longo desta semana 80 mil doses da vacina contra a dengue, que começaram a chegar à cidade em remessas na quarta-feira (14), quinta-feira (15) e sexta-feira (16) de janeiro. A chegada dos imunizantes antecede a vacinação em massa programada para este domingo (18), que contará com o acompanhamento do Ministério da Saúde e presença do ministro Alexandre Padilha.

A campanha inédita integra uma estratégia nacional de imunização ampliada, na qual Botucatu foi selecionada como um dos municípios-piloto para aplicar a nova vacina contra a dengue, produzida no Brasil e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A iniciativa busca reduzir casos graves, hospitalizações e mortes causados pelo vírus transmitido pelo Aedes aegypti.

A vacinação em massa ocorrerá deste domingo, 18 de janeiro, das 8 h às 17 h, em diversas unidades de saúde do município espalhadas por toda a cidade e sistemas de drive-thru para agilizar o atendimento no Lageado e Rubião Junior (Unesp).

O público-alvo principal da campanha é a população de 15 a 59 anos, considerada prioridade com base em estudos clínicos que demonstram segurança e eficácia do imunizante nessa faixa etária. A vacinação é aplicada em dose única, o que facilita a proteção da população rapidamente, mesmo para quem já teve dengue anteriormente.

Para receber a dose, os moradores devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de endereço. A Secretaria Municipal de Saúde orienta ainda que, para reduzir filas, a vacinação seja feita preferencialmente em horários diferenciados por idade, com grupos mais velhos sendo atendidos pela manhã e os mais jovens à tarde.

As autoridades reforçam que a vacinação é uma das ferramentas mais importantes de prevenção contra a dengue, mas que medidas de controle do mosquito também continuam essenciais, como eliminação de locais com água parada onde o Aedes aegypti pode se reproduzir.

O acompanhamento da ação pelo Ministério da Saúde, incluindo a participação do ministro Alexandre Padilha, reforça a importância da campanha como um marco na resposta à dengue no Brasil e no esforço de proteção da população local.

Veja abaixo todas as informações sobre locais, documentos necessários, horários, entre outras

Vacinação contra a dengue em Botucatu: tire suas dúvidas
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Berimbau postos
Oferecimento