Botucatu na Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania

Cidade
Botucatu na Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania 30 setembro 2011

Botucatu marcou presença na 2ª Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania realizada na cidade de Lençóis Paulista. O evento foi coordenado pela Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo e promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O público-alvo foi formado por prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais da educação, assistência social, emprego e renda.

A comitiva botucatuense foi formada pelo assessor municipal para acessibilidade e inclusão social, Paulo Malagutte; pelo membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Antonio José Camargo Fortes; pelo representante da Adefib (Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu), José Pessoa; pela Ouvidora Municipal, Isabel Conte, além de representantes do Senac, que trabalham a questão da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

“O evento buscou sensibilizar os municípios da região sobre a questão da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência. Foram apresentados casos bem sucedidos como o de Lençóis Paulista onde a Prefeitura e a Adefilp desenvolvem ações que são referências para outras cidades”, afirma Malagutte.

O “case de sucesso” de Lençóis Paulista tem entre suas prioridades: adaptação das vias e espaços públicos (escolas, creches, praças e unidades de saúde), atividades esportivas em toda a cidade, participação nas Olimpíadas Paradesportivas e estratégia de visitas domiciliares na área da saúde. Em julho último foi aprovado o “Plano Municipal de Acessibilidade e apoio financeiro ao CDHU para a construção de casas acessíveis.

No cargo há um mês, Malagutte considera fundamental a participação nesse tipo de evento para colher subsídios e trocar experiências com vistas a elaboração do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, que será elaborado em consonância com o Conselho Municipal e entidades do setor.
Na abertura da caravana, o secretário adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini, destacou as ações que estão sendo empreendidas em todo o estado. Também foi dado destaque ao trabalho que a Secretaria de Estado da Educação tem feito na área de educação inclusiva.

Coube ao presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, falar sobre o mercado de cotas, oportunidade em que destacou o trabalho da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho e do Ministério Público Federal. Misiara destacou a importante parceria dos procuradores regionais do trabalho ? causa da empregabilidade. Já o assessor político da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Cruz, apresentou os projetos da pasta e as razões da realização da caravana.

O encontro realizado em Lençóis Paulista reuniu mais de 20 municípios que solicitam presença da caravana da inclusão, acessibilidade e cidadania e mostram claramente que o conceito está sendo bem assimilado entre os agentes públicos e sociedade civil. Para 2012, o prefeito João Cury Neto obteve o compromisso do Governo do Estado de realizar uma edição do evento em Botucatu.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
FREIRE MOTOS
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO