19 janeiro 2026

A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu segue com a aplicação veicular de larvicida biológico como estratégia de apoio no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação tem como objetivo atingir possíveis focos do inseto e impedir seu desenvolvimento ainda na fase larval.
De acordo com dados oficiais, o município registrou 1.491 casos de dengue ao longo de 2025. Já em 2026, até o momento, foram confirmados cinco casos, indicando redução significativa. Apesar da queda, as autoridades de saúde reforçam que a atenção deve ser mantida, especialmente durante o período de calor e chuvas, condições favoráveis à proliferação do mosquito.
A Vigilância destaca que pequenas atitudes no dia a dia, como eliminar recipientes que acumulam água parada, continuam sendo fundamentais para evitar novos focos da doença.
Cronograma da aplicação nesta semana
Segunda-feira (19/01): Jardim Aeroporto
Terça-feira (20/01): Residencial Cedro e Jardim Santa Maria
Quarta-feira (21/01): Vila São Lúcio
Quinta-feira (22/01): Vila São Luiz e Recanto Azul
Sexta-feira (23/01): Chácara Floresta
Segundo a Vigilância Ambiental, o larvicida utilizado é seguro para pessoas, animais de estimação e para o meio ambiente. Ainda assim, o trabalho do poder público depende diretamente da colaboração da população para ser efetivo.
Compartilhe esta notícia









