
Novos equipamentos serão instalados em distritos, praças e avenidas. Cidade terá agora 130 câmeras no total

A Prefeitura de Botucatu deu início à ampliação do sistema de monitoramento conhecido como Muralha Virtual, que agora contará com mais 18 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade. A ação foi possível graças a um repasse de emenda parlamentar federal, anunciado em dezembro de 2024.
Com os novos equipamentos, o sistema será reforçado com monitoramento nos distritos de Vitoriana, Anhumas e Rubião Júnior, além de locais de grande circulação urbana, como praças e o cruzamento das avenidas João Batista Carnieto e Júlio Vaz de Carvalho, importante ligação entre a cidade e os Distritos Industriais 3 e 4.
A ampliação também prevê a instalação de novas câmeras de identificação de placas de veículos em vias de grande fluxo, fortalecendo a capacidade de rastreamento e investigação de crimes.
Em nota enviada ao Acontece Botucatu a Prefeitura confirmou o investimento.
A nova ampliação da Muralha Virtual está em fase de instalação e prevê investimento de R$400.000,00. São 18 novos pontos, totalizando 130 pontos de monitoramento entre câmeras que filmam (PTZ) e leituras de placas (LPR), diz nota enviada pela Secretaria de Comunicação.
De acordo com a Prefeitura, os novos pontos são os seguintes:
📍 Distritos e Avenidas
- Vitoriana
- Rubião Júnior – Av. Bento Lopes
- Jardim Continental – Av. João Batista Carnieto com Rua Júlio Vaz de Carvalho
📍 Praças e Espaços Públicos
- Praça Isaltino Pereira – Jardim Paraíso
- Praça Marina Passos – Vila Maria
- Praça Paratodos
- Praça Brasil-Japão
- Ginásio Municipal
- Pinacoteca
📍 Regiões Centrais e Comerciais
- João Passos
- Amando de Barros
- Curuzu
- Major Matheus
- Dom Lúcio – Catedral
- Jaguaribe
Histórico

A Muralha Virtual foi implantada em Botucatu em 2022, com a instalação de dezenas de câmeras distribuídas em 19 pontos de leitura de placas, cobrindo entradas e saídas da cidade. Além disso, o programa colocou pontos de monitoramento em áreas estratégicas, como praças e avenidas movimentadas.
Com esse novo investimento, a cidade chegará a 130 câmeras operando em 2025, ampliando significativamente a rede de vigilância e prevenção.
As imagens captadas pelo sistema são integradas e utilizadas pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, servindo como ferramenta fundamental no apoio a ocorrências e na elucidação de crimes.
Compartilhe esta notícia