O levantamento analisou os dados do CAGED em cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes
Botucatu (SP) ocupa a 4ª posição no ranking das cidades que mais contrataram e menos demitiram no regime CLT em 2024 até o momento. O levantamento trazido pela Chawork analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) normalizados pela taxa de 100 mil habitantes, promovendo uma comparação justa entre municípios de tamanhos variados.
Com uma população de 145.155 habitantes, o município paulista de Botucatu consolidou seu lugar entre outras cidades de destaque ao registrar um saldo positivo de 3.868 novos empregos formais registrados e ainda ativos só neste ano, fortalecendo a economia local e impulsionando oportunidades de trabalho.
Os dados são de um estudo sobre cidades com boas oportunidades de emprego elaborado pela Chawork, referência em recrutamento e seleção, que utilizou uma metodologia que ajusta o saldo do CAGED por uma taxa proporcional de 100 mil habitantes, permitindo que cidades de diferentes portes pudessem ser analisadas em pé de igualdade.
Além disso, Botucatu também se sobressai pela média salarial de 2,8 salários mínimos oferecida aos seus trabalhadores, conforme o último Censo do IBGE. Esse valor reforça o nível de competitividade das vagas no município, atraindo profissionais e consolidando a cidade como um polo de desenvolvimento econômico na região.
Confira os números das cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes que mais contrataram e menos demitiram em 2024 até o momento
O CAGED, atualizado mensalmente, coleta informações sobre contratações e demissões em empresas que operam sob o regime CLT em todo o Brasil, e o estudo desenvolvido pela Chawork considerou o saldo de empregos, que representa a diferença entre admissões e desligamentos.
Para permitir uma análise equitativa, levando em conta todos os 5.571 municípios do país, a equipe Chawork normalizou a variável pela taxa de 100 mil habitantes, permitindo que cada localidade presente no ranking pudesse ser analisada em pé de igualdade, com resultados proporcionais à população de cada cidade.
Além disso, foram coletados dados do último Censo Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto à média salarial das localidades listadas, para oferecer um panorama completo das oportunidades de emprego nessas regiões.
Compartilhe esta notícia