Botucatu entre os 50 municípios que mais geraram emprego no País

Cidade
Botucatu entre os 50 municípios que mais geraram emprego no País 23 junho 2010

Uma informação interessante foi divulgada no início da tarde desta quarta-feira pela Secretaria de Comunicação, dando conta de que em meio aos 5.564 municípios brasileiros, Botucatu voltou a se destacar entre aqueles que mais contribuíram para a geração de empregos no País.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados na segunda-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego revelam que Botucatu ocupou o 49º lugar no mês de maio. Entre os 50 municípios que mais geraram emprego, 18 são capitais. São Paulo lidera com 177.149 admissões contra 153.600 demissões e um saldo de 23.549 novas contratações.

A criação de vagas de emprego formais no país bateu recorde no mês de maio. Foram 298 mil postos de trabalho com carteira assinada, o maior para um mês de maio desde o início da série histórica, em 1992.

E Botucatu, com atividade econômica multisetorial, boa estrutura de formação e qualificação de mão-de-obra, além de viver momento de pleno desenvolvimento, admitiu 2.210 trabalhadores e demitiu 1.185, gerando saldo positivo de 1.025 vagas criadas.

Segundo o Caged, foram 497 contratações para o 1o emprego, enquanto 1.699 trabalhadores conseguiram recolocação no mercado de trabalho. Também foi registrada uma reintegração e 13 contratos de trabalho por prazo determinado. Na comparação, no mesmo período, o município de Bauru admitiu 4.979 pessoas e demitiu 4.363, com saldo positivo de 616 vagas, mas não figurando entre as 50 mais do país.

{n}Parque Tecnológico{/n}

Na tentativa de ampliar a oferta de emprego no município, o prefeito João Cury Neto aproveita a viagem que faz ? Espanha para apresentar Botucatu a empresários e possíveis investidores. O chefe do Executivo tem intensificado a divulgação do projeto de construção do Parque Tecnológico que está em fase de licitação.

Na sede da encarroçadora de ônibus Irizar, o chefe do Executivo foi recebido pelo presidente do grupo, Gorka Herranz e pelo diretor de exportações, Gotzon Gomez para discutir o plano de expansão da planta da fábrica sediada em Botucatu. “O presidente da Irizar agradeceu nossa visita e o interesse que demonstramos em contribuir para expansão da fábrica em Botucatu. Trata-se de um gesto importante. Deveremos recebê-lo em nossa cidade para que possa analisar possíveis locais e levar esse projeto adiante”, declara o prefeito.

No último domingo, o prefeito foi recepcionado no município de Gondomar onde participou de encontro com autoridades locais para formalizar acordo de cidades-irmãs e assinatura de protocolo de intenções para cooperação mútua.

Ao lado dos secretários dos secretários Carlos Eduardo Colenci (Governo) e Ricardo Veiga (Desenvolvimento), além do secretário-adjunto de Indústria, Paulo Urbanavicius, foi recebido pelo prefeito de Gondomar, Alfonso Javier de Liz Fiuza; pelo secretário de Turismo, Manuel Nunes e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Gomes Gonzalez.

Depois de visitar algumas empresas, o chefe do Executivo foi homenageado pela Associação dos Empresários de Gondomar. No município de Vigo, a delegação botucatuense manteve uma série de contatos com empresas e representantes políticos da cidade com a finalidade de estabelecer possíveis relações comerciais. Entre eles, a presidenta do Porto de Vigo, Corina Porro e a governadora Lucia Morales Pérez.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento