Ranking consta no ‘Atlas da Violência 2024’ e leva em conta o número de homicídios. Botucatu ocupa também a segunda posição no estado
Botucatu é a terceira cidade do menos violenta do Brasil quando o assunto é homicídio. É o que mostra levantamento do Atlas da Violência 2024.
O estudo é do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) junto ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Na publicação de 2023 Botucatu figurava na segunda posição do ranking nacional e líder no estado.
Os números mostram uma média de 3,4 assassinatos por 100 habitantes. Jaraguá do Sul (SC) e Atibaia (SP) lideram o ranking nacional com 2,2 e 3,2 crimes por 100 mil habitantes, mostra o Atlas.
O estudo aponta Botucatu com aproximadamente 145 mil habitantes. O ranking publicado esta semana leva em conta os números de 2022/2023.
Jaú, distante 100 km de Botucatu aparece na décima posição das cidades menos violentas do país. Anualmente, o Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), lança um relatório atualizando os dados de violência no Brasil.
O Atlas da Violência 2024 é um documento elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) junto ao FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública). O levantamento é divulgado com dados obtidos junto ao SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde.
De acordo com o Atlas da Violência, o Brasil registrou uma taxa de 21,7 homicídios por 100 mil habitantes em 2022. Considerando os assassinatos ocultos, esse número sobe para 24,5.
Confira o ranking do Ipea com as dez cidades menos violentas do Brasil:
Jaraguá do Sul – SC
Atibaia -SP
Botucatu -SP
Tubarão – SC
Brusque – SC
Salto – SP
Bragança Paulista – SP
Araraquara – SP
Uberlândia – MG
Jaú – SP
Compartilhe esta notícia