Umidade relativa do ar poderá chegar a 16%, o menor número a ser registrado em 2024
O Tempo no estado de São Paulo permanece com condição de estabilidade atmosférica, devido à presença da massa de ar seco. A região de Botucatu apresenta níveis preocupantes na qualidade do ar.
Essa condição contribui para dias com céu claro a poucas nuvens e muito calor, devido à elevação das temperaturas. Isso também favorece baixos índices de umidade do ar no período da tarde.
Segundo o Climatempo, Botucatu terá uma segunda-feira (19) extremamente seca. A umidade relativa do ar poderá chegar a 16%, se tornando o dia mais seco do ano.
Previsão de sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. A temperatura poderá chegar a 33 graus.
A Defesa Civil alertou para o período como sendo de extrema preocupação. Há um risco elevado de incêndios florestais na região de Botucatu.
Essa condição de tempo deverá permanecer durante toda a semana. Não há indicativo de chuva para os próximos dias e o calor continuará forte em todo estado.
Previsão de temperaturas recordes
A previsão é que uma forte massa de ar seco intensifique o calor, elevando as temperaturas a níveis recordes em algumas cidades.
Além das altas temperaturas, a qualidade do ar também será motivo de preocupação nos próximos dias. Com a umidade relativa do ar caindo abaixo dos 20% em várias regiões, a população deve enfrentar condições de ar muito seco, o que pode agravar problemas respiratórios e aumentar o risco de incêndios florestais.
Os focos de queimadas, que já estão em alta, continuarão a se espalhar, com a fumaça atingindo até o sul do Brasil, prejudicando ainda mais a qualidade do ar.
A combinação de calor extremo, baixa umidade e fumaça das queimadas cria um cenário preocupante para a saúde pública e o meio ambiente, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população para minimizar os impactos dessa onda de calor.
Veja também
Botucatu tem 135 candidatos a vereador para eleição de outubroCompartilhe esta notícia