‘Botucatu Cidade Observadora de Aves’ é finalista do prêmio Sebrae

Cidade
‘Botucatu Cidade Observadora de Aves’ é finalista do prêmio Sebrae 01 maio 2024

A docente Silvia Nishida, do IBB, coordena projeto que contribuiu para o reconhecimento

O Programa ‘Botucatu Cidade Observadora de Aves’ foi um dos pontos positivos considerados para que a Botucatu se tornasse finalista do Prêmio ‘Prefeitura Empreendedora’ do Sebrae, que visa reconhecer e valorizar a difusão de iniciativas inovadoras na cidade. Dentre as atividades que levaram Botucatu a ficar entre os classificados com chances de receber o reconhecimento, destaca-se a atuação da docente Silvia Nishida, professora do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu.

A observação turística de aves, mundialmente conhecida como Birdwatching, tornou-se muito popular em diversos países e, no Brasil, cresce exponencialmente. Em 2021, o projeto da Subsecretaria do Turismo da Prefeitura de Botucatu, “Botucatu: cidade observadora de aves” foi lançado com o objetivo de incentivar a valorização do meio ambiente em Botucatu e região. 

Desde então, valorizando como a universidade pública e a comunidade podem e devem realizar atividades conjuntas visando a melhoraria da qualidade de vida no município onde está inserida, o projeto de extensão universitária do IBB, “Passarinhando: educação ambiental e conservação”, é parte integrante do projeto, realizando a primeira observação de aves livres na natureza.

“Os cidadãos de todas as idades podem ampliar seus conhecimentos sobre biodiversidade e a importância ecológica destes seres emplumados. Passam ainda a valorizar a importância estratégica das áreas conservadas e preservadas, assim como o potencial econômico que pode representar”, afirmou a coordenadora do projeto, Silvia Nishida.

Prêmio Sebrae 

Durante a visita da comissão avaliadora do Sebrae à Botucatu, a professora Silvia Nishida, em nome do grupo de aviturismo e representando o IBB, apresentou aos presentes a Floresta Estadual de Botucatu (FEB).

Lá, o grupo pode conhecer a Trilha Ecológica da Escola Hernâni Donato, que conta com cerca de 300 metros de recursos naturais e um amplo percurso para observação de aves, no qual o IBB tem contribuição direta na listagem das espécies por meio de TCCs e dissertações de mestrado. Gersony Jovchelevich, Samuel Betkowski, Guilherme Notari, Victor Antonelli e Graziella Baptista Vasconcelos também representaram o projeto botucatuense de aviturimo e foram fundamentais para a exposição das ações do programa em sua totalidade. 

Silvia reafirma o papel social e ambiental que o IBB tem em projetos como este, visto que em ao menos cinco dos hotspots utilizados para a observação de aves na cidade, o IBB/Unesp tem influência direta por suas pesquisas e trabalhos desenvolvidos.

“Dentro deste contexto, esperamos ter contribuído para a menção honrosa que a Prefeitura recebeu”, conclui com orgulho a respeito da notícia de que Botucatu chegou a última etapa da premiação. 

Ao todo, a etapa estadual  contou com 10 categorias, e recebeu 235 iniciativas inscritas, de 237 municípios. A premiação foi realizada no dia 11 de abril, anunciando a cidade de Brotas como vencedora da categoria Turismo e Identidade Territorial, pela iniciativa “Brotas Turismo Inteligente: Aventura o ano inteiro!”.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Prestação de contas 2024
Oferecimento