Botucatu avança em tratativas para construção de represa no Rio Pardo

Cidade
Botucatu avança em tratativas para construção de represa no Rio Pardo 15 fevereiro 2018
Pardini: “Essa obra é essencial para o abastecimento da nossa cidade nas próximas décadas” (Arquivo Acontece Botucatu)

O Prefeito de Botucatu Mário Pardini estará em São Paulo nesta quinta-feira, dia 15, para discutir o ambicioso projeto de construção de uma barragem em uma área próxima do Complexo Véu da Noiva. O Prefeito, que já foi Superintendente da Sabesp, entende que a construção dessa represa iria garantir o abastecimento em Botucatu pelas próximas décadas.

Antes de desembarcar na Capital, a comitiva do Poder Executivo fará uma parada na cidade de Itu, para uma reunião com a família Schincariol. Segundo informações, os antigos proprietários de uma grande cervejaria possuem áreas próximas ao projeto.

“A família Schincariol é proprietária de uma grande área onde sonhamos em construir essa barragem. Então vamos dialogar e quem sabe pedir a doação desse terreno para que possamos dar sequência no projeto”, disse Mário Pardini em entrevista à Rádio Criativa FM.

Em São Paulo Pardini irá se reunir com o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, para protocolar o licenciamento do projeto. Na sequência o Prefeito irá se reunir com a direção da Sabesp para apresentar o Projeto Executivo e o licenciamento protocolado.

A Prefeitura de Botucatu viabilizou o projeto executivo dessa obra complexa. Trata-se de um projeto ambicioso e que dificilmente seria finalizado na atual gestão. Pardini já fez em 2017 alguns pedidos para o governo do estado acelerar tramites burocráticos da obra. O licenciamento ambiental é um dos entraves.

“Trata-se de um sonho, que ainda está distante. Essa obra é essencial para o abastecimento da nossa cidade nas próximas décadas. Pedimos uma atenção especial do secretário para os trâmites burocráticos quanto ao licenciamento ambiental da obra”, relatou Pardini.

O projeto 

Barragem com águas do Rio Pardo garantiria abastecimento pelas próxima décadas

O objetivo é construir uma barragem em uma área na região da cachoeira Véu de Noiva, um dos locais públicos mais acessados de Botucatu. O complexo recebe as águas do Rio Pardo, que abastece a maior parte de Botucatu e região.

De acordo com informações passadas ao Acontece Botucatu, essa barragem iria funcionar como um grande reservatório de água bruta. Dessa maneira, estaria garantido o abastecimento em períodos de estiagem ou crises hídricas, como a vivida em 2014/2015.

Segundo a administração, a obra custaria algo em torno de R$ 40 milhões, mas o projeto executivo ainda precisa ser finalizado. O valor poderia ser obtido também através de recursos do PAC 2, Programa de Aceleração do Crescimento.

Segundo o planejado, serão cerca de 70 alqueires de área inundada, formando uma das maiores represas municipais no interior do Estado de São Paulo. Somente o Projeto executivo tem um custo aproximando de R$ 1,5 milhão.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento