A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran), em parceria com a Ordem Demolay de Botucatu – Capítulo Era de Aquarius, promoveu no último dia 26 de abril dois bloqueios do programa Faixa Segura, que visa ? conscientização dos motoristas. Os bloqueios foram realizados na Praça Coronel Moura (Paratodos) e Avenida Floriano Peixoto.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo, as ações tiveram como objetivo promover a conscientização dos motoristas que passam por estes locais para que respeitem os pedestres na faixa e também comemorar o Dia Nacional da Paz no Trânsito, celebrado dia 21 de abril.
Durante os bloqueios os jovens da Ordem Demolay de Botucatu também realizaram uma encenação de conscientização com os motoristas em relação ? Faixa Segura. A ação foi muito positiva do ponto de vista de participação desses jovens da sociedade com o comprometimento da cidadania, destaca.
Ferraudo ainda enfatiza que a Secretaria de Mobilidade Urbana está de portas abertas paras para outras parceiras com esta com outras entidades. Basta os interessados entrarem em contato com nossa equipe pelo telefone 156, informa.
{n}Recomendações aos motoristas{/n}
Ao aproximar-se da faixa segura, redobre a sua atenção.
Visualizando um pedestre que esteja solicitando a travessia na faixa segura, aja como se estivesse se aproximando de um semáforo amarelo.
Sempre que for conceder a prioridade de travessia ao pedestre, avalie as condições de segurança em seu entorno (principalmente motociclistas).
Percebendo que os outros motoristas do entorno não visualizaram a sinalização do pedestre, acene com a palma da mão para que ele não inicie a travessia.
Quando conceder a passagem ao pedestre na faixa segura, monitore pelos espelhos retrovisores a movimentação dos outros veículos, intervindo com sinais de mão caso ache necessário.
Aguarde o término da travessia dos pedestres pela faixa segura para sair com o seu veículo.
{n}Recomendações aos pedestres{/n}
Procure a faixa segura mais próxima.
Aguarde junto ao meio fio da faixa segura.
Em vias com grande movimento, aguarde a aproximação de outras pessoas para em conjunto realizar a travessia.
Sinalize estendendo o braço, solicitando a sua prioridade de travessia.
Mantenha contato visual com os motoristas que se aproximam da faixa segura, assegurando que os mesmos estão mantendo contato visual também.
A travessia deve ser iniciada apenas quando os primeiros veículos estiverem parados e mantenha contato visual para verificar a existência de motos.
Em vias de mão dupla redobre a atenção.
Caso a via seja dotada de canteiro central, os procedimentos para travessia da segunda transposição deverão ser repetidos.
Na dúvida, não dê o primeiro passo. Aguarde até ter certeza que sua travessia será em segurança.