Com amplo acervo, o local também é um espaço de vivências.
Nesta semana, a Biblioteca da Unesp, câmpus de Rubião Júnior, completou 60 anos de existência. Criada junto com a Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), a unidade teve o seu primeiro livro inserido e tombado no acervo em 1964. Entretanto, o prédio próprio da Biblioteca foi inaugurado alguns anos depois, em 1973.
Fazendo parte da Rede de Bibliotecas da Unesp, o lugar está sob a coordenação da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), e disponibiliza serviços de informação, apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA).
Nos dias de hoje, a Biblioteca é composta por um acervo ainda maior desde a sua criação, afinal, além de livros físicos, agrega a Biblioteca online. São 17.414 livros, 37 mil exemplares, 618 títulos de periódicos, incluindo 77 mil fascículos, e 4.448 trabalhos de conclusão de curso (TCC). O espaço onde está localizada é caracterizado, inclusive, pelo conforto, e conta com minirrestaurante interno para os estudantes.
“A Biblioteca é muito mais do que um ambiente para leitura e retirada de obras, é um espaço de vivências, onde os alunos se conhecem, trocam experiências e criam laços. Como o espaço também é muito acolhedor, há sempre pessoas entrando e saindo, e acabamos nos tornando todos muito amigos”, afirma Luciana Pizzani, Diretora da Biblioteca.
Ainda de acordo com Luciana, mesmo com a ascensão da tecnologia, com a oferta de cursos e livros digitais, os alunos continuam a buscar pelos impressos.
Para o estudante de Zootecnia Victor Alves, a Biblioteca foi um ambiente que marcou o início de seus estudos. “Nos primeiros meses, eu viajava todos os dias. Sou de Itatinga e sempre chegava antes do horário das aulas começarem. Neste tempo, eu aproveitava a Biblioteca. Todos sempre foram muito gentis comigo e, para quem gosta de ler, é um lugar onde você encontra tudo o que precisa”, explica.
A Biblioteca é um pilar dentro da universidade e contribui para que os estudantes subam um degrau a mais na carreira profissional, além de colaborar com o desenvolvimento pessoal. Sua importância vai além do simples acesso a informações, e contribui para a criação de um ambiente acadêmico dinâmico e enriquecedor.
“Desde que estou aqui, há 23 anos, considero emocionante acompanhar o desenvolvimento da Biblioteca e conhecer os alunos. Uma de nossas missões é fazer com que cada um que entre, saia com um sorriso no rosto, sentindo-se satisfeito por ter encontrado aquilo que buscava”, finalizou a Diretora Luciana.
Arte na Biblioteca
Algumas paredes do prédio da biblioteca receberam pinturas do artista Botucatuense Gustavo Varoli. Ele foi convidado como artista botucatuense para presentear a biblioteca central pelos 60 anos de existência com três artes para as fachadas do prédio.
“O projeto Aves foi criado pelo prédio estar imerso a natureza do Campus onde as aves simbolizam a sabedoria e o crescimento. Os livros na fachada lateral, símbolo da biblioteca, foram feitos em maxi arte como para ampla visão perante grande parte da Unesp”, disse Gustavo ao Acontece Botucatu.
Compartilhe esta notícia