22 dezembro 2025
Febraban orienta clientes sobre funcionamento das agências, prazos de pagamento e uso dos canais digitais durante as festas.

Com a chegada das festas de fim de ano, o funcionamento dos bancos sofre alterações e exige atenção dos clientes, principalmente em relação a prazos de pagamento, compensações bancárias e horários de atendimento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou o cronograma oficial para o período.
Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias, nem funcionamento das compensações bancárias, como as Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED). O mesmo ocorre no dia 31 de dezembro, quando também não há expediente bancário.
Já o Pix segue funcionando normalmente, 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana.
Atendimento na véspera de Natal
Na véspera de Natal (24 de dezembro), o atendimento ao público será reduzido. As agências funcionarão das 9h às 11h, no horário de Brasília. Em estados com diferença de uma ou duas horas em relação à capital federal, o expediente será das 8h às 10h.
O último dia do ano com expediente bancário normal será 30 de dezembro. Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os bancos voltam a funcionar normalmente, desde que não haja feriado municipal.
Pagamento de contas e tributos
As contas de consumo, como água, energia elétrica e telefone, com vencimento em 25/12, 31/12 e 1º/1, poderão ser pagas sem acréscimo no próximo dia útil.
Em relação a impostos e tributos, a Febraban alerta que, quando o vencimento cair em feriados ou dias sem compensação bancária, o pagamento deve ser antecipado para evitar juros e multas. Apesar de, em geral, os calendários já considerarem essas datas, a recomendação é que os contribuintes fiquem atentos e, se necessário, façam o pagamento antecipado ou o agendamento pelos canais eletrônicos.
Uso dos canais digitais
Durante o período, a Febraban reforça que os canais digitais são uma alternativa prática e segura. Internet banking, aplicativos de celular, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários permitem realizar a maioria das operações, como pagamentos, transferências e consultas.
Além disso, boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA), facilitando a organização financeira mesmo nos dias sem atendimento presencial.
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