Banco de Alimentos visa atender famílias carentes

Cidade
Banco de Alimentos visa atender famílias carentes 05 agosto 2015

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, tem a intenção de colocar em funcionamento no segundo semestre deste ano o Banco de Alimentos. O prédio já foi erguido junto às antigas instalações do Matadouro Municipal, na Vila Ema, região Central. Falta apenas a instalação dos últimos equipamentos e a formalização do convênio com a entidade social que irá administrá-lo.

Ele foi viabilizado em parceria com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Governo Federal, com investimento de R$ 450 mil, e será instrumento para minimizar o desperdício de alimentos que podem atender às famílias mais carentes da Cidade. Esta é mais uma das 45 obras em andamento no Município pela ação de governo “Acelera Botucatu”, visitado pelo prefeito João Cury e membros de seu governo.

O Banco de Alimentos atua no recebimento de doações de alimentos considerados impróprios para a comercialização, mas adequados ao consumo. Os alimentos serão arrecadados por meio da articulação com o setor alimentício como restaurantes, indústrias, supermercados, feiras e inclusive outros Bancos de Alimento do Estado. Na sequência serão repassados a instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que serão cadastradas. Elas distribuirão gratuitamente os alimentos diretamente a famílias em situação de vulnerabilidade alimentar.

Neste espaço os alimentos são recepcionados, selecionados, processados ou não, embalados a vácuo e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais. Estas se encarregam de distribuir os alimentos arrecadados à população, seja através do fornecimento de refeições prontas ou o repasse direto às famílias vulneráveis. Em contrapartida, as entidades atendidas pelos Bancos de Alimentos participam de atividades de capacitação e educação alimentar. No Brasil já foram construídos 109 bancos de alimentos via MDS. Outros 105 foram viabilizados pela iniciativa privada.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento