Avançam as obras de pavimentação da Odilon Cassetari

Cidade
Avançam as obras de pavimentação da Odilon Cassetari 14 novembro 2022

Vicinal faz a ligação até o complexo hídrico com barragem que está sendo construída

No último sábado, dia 12, o Prefeito de Botucatu publicou fotos aéreas da vicinal Odilon Cassetari, que está sendo pavimentava pelo Governo do Estado. A via ligará a estrada Gastão Dal Farra até o complexo onde estão a Barragem e Represa Plínio Paganini.

O valor do convênio para as obras é de R$ 13,7 milhões, com recurso integralmente do DER. A estrada tem aproximadamente 4 km de extensão desde a confluência com a Rodovia Gastão Dal Farra até a represa do Rio Pardo.

A via ganhará equipamento de drenagem, base e asfalto, para melhorar o acesso ao complexo hídrico da Represa do Rio Pardo, que está em construção.

O caminho até o complexo Véu de Noiva e Represa do Rio Pardo ganhará também uma ciclovia rural, obra que será feita em paralelo com a pavimentação. O projeto de asfaltamento da via, com recursos do estado via DER (Departamento de Estradas e Rodagem), não prevê ciclovia, motivo da investida pelo poder executivo.

A alternativa encontrada pela Prefeitura será executada com recursos e mão de obra próprios do Município, através da Secretaria de Infraestrutura.

Represa em ritmo acelerado

Novas imagens do construção da Represa também foram divulgadas nos últimos dias. Os pontos de avanço da obra no Rio Pardo são:

-Aterro margem direita

-Construção do tapete drenante

-Concreto na galeria

-Barragem central

-Vertedouro.

O consórcio responsável pela construção é formado pelas construtoras DP Barros, Novatec Construções e ETC Empreendimentos. O investimento é de R$ 56,19 milhões por parte da Sabesp. Esse valor não inclui apenas as obras, mas também gerenciamento e desapropriações.

É possível ver a cachoeira Véu de Noiva e o eixo da barragem. A cachoeira reaparece preservada em suas quedas após um longo período sem registros dos local.

A cacheira era um dos pontos de lazer mais populares de Botucatu. Por questões de segurança ela permanece fechada para o público durante as obras.

A área total do empreendimento é de 280 hectares, sendo destes 130 destinados à área de proteção permanente. O início das operações para coleta e represa de água está previsto para o segundo semestre de 2023.

A barragem em si terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua. Isso equivalente a 3.600 piscinas olímpicas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento