Atraso na coleta de lixo afeta bairros de Botucatu em meio a transição de contrato; entenda a situação

Cidade
Atraso na coleta de lixo afeta bairros de Botucatu em meio a transição de contrato; entenda a situação 10 setembro 2025

Atualmente, a coleta é realizada pela empresa Corpus Saneamento e Obras LTDA, cujo contrato vence em 3 de outubro; veja abaixo a entrevista com o Secretario de Infraestrutura, Rodrigo Taborda:

Alguns bairros de Botucatu vêm registrando atraso na coleta de lixo nos últimos dias. A situação ocorre durante o processo licitatório para escolha de uma nova empresa responsável pelo serviço no município.

Atualmente, a coleta é realizada pela empresa Corpus Saneamento e Obras LTDA, cujo contrato vence em 3 de outubro. Segundo apuração do Acontece Botucatu, as duas primeiras colocadas na licitação não apresentaram a documentação exigida pelo edital e, no momento, está em análise a documentação da terceira colocada.

Com o período de transição, a prestadora atual enfrenta dificuldades operacionais, incluindo a ausência de funcionários, o que tem comprometido o cronograma regular da coleta. Atualmente, o serviço conta com cinco caminhões para atender toda a cidade.

O novo contrato prevê a ampliação da frota para sete caminhões, garantindo mais agilidade no serviço. Hoje, Botucatu gera cerca de 3,1 mil toneladas de lixo por mês, com custo aproximado de R$ 800 mil mensais para o município. O novo edital já considera o crescimento populacional e prevê aumento para 3,5 mil toneladas/mês, com valor estimado a partir de R$ 1 milhão mensais, incluindo mais equipes e maior frequência na coleta.

Confira entrevista do Secretário Municipal de Infraestrutura, Rodrigo Taborda. Ele explica a situação atual da coleta de lixo e prevê normalização do serviço até o fim desta quarta-feira (10).

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Berimbau postos
Oferecimento