Na manhã desta quarta-feira uma solenidade cívica marcou o 5º aniversário de criação da Guarda Civil Municipal de Botucatu. O evento que aconteceu em frente ? sede da entidade na Rua Victor Atti, na Vila dos Lavradores, contou com a presença de diversas autoridades.
A programação seguiu um cronograma estabelecido com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro, Canção do Município, discursos e homenagens aos agentes Amâncio e Joyce que se destacaram pelos serviços prestados nos meses de maio e junho.
O prefeito João Cury Neto enfatizou o trabalho e os investimentos que foram feitos na GCM nos últimos meses, enaltecendo o trabalho conjunto realizado com as Polícias Civil e Militar que fez de Botucatu uma das cidades mais seguras o Estado de São Paulo. Hoje nossa Guarda é motivo de orgulho para todos os botucatuenses, frisou Cury.
Para o comandante da Guarda Civil, Paulo Renato da Silva, a abnegação, eficiência e dedicação dos agentes fizeram com que a corporação adquirisse cada vez mais a credibilidade. Comemoramos os 5 anos da fundação comprometidos com a segurança da cidade, procurando atender as necessidades da população cuidando desde o patrimônio público até a segurança geral da Cidade, disse o comandante.
O secretário de Segurança Pública, delegado Adjair de Campos, enfocou que nos últimos dois anos, a administração municipal investiu na estruturação e descentralização da corporação, reforma, ampliação e construção de novas sedes, compra de viaturas, armamentos (inclusive armas letais), fardamento e treinamento dos guardas, além da instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do município.
Um dos fatores relevantes para melhorar o trabalho na Cidade foi o aumento do efetivo de 30 para 65 agentes e a GCM recebe, atualmente, uma média de 1.500/mês, contabiliza. Em 2009 foi reformulado o planejamento geral de atuação da GCM onde foram implantados vários programas de policiamento, emenda.
Citou entre os programas, o GEPOM (Grupo Especializado em Patrulha com Motos); GPA (Grupo de Prevenção Ambiental) que promove a patrulha nas áreas rurais do município; GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais), responsável pelo apoio ? s demais viaturas atuando em ocorrências de maior complexidade; Patrulha Escolar (responsável pela segurança de todas as unidades escolares do município); Patrulha Comunitária (viaturas que fazem os atendimentos diários de ocorrências), responsável pela segurança dos bairros onde a prioridade é a aproximação e a orientação da população.
{n}Fotos: Valéria Cuter