Local foi parcialmente destruído após a forte chuva de fevereiro de 2020 e foi reconstruída após convênio entre Prefeitura e Unesp
A Ponte da Fazenda Experimental do Lageado deve ter o trânsito liberado nesta segunda-feira, dia 13. Quem passou pelo local nos últimos duas pode perceber a finalização das obras em sua parte estrutural.
Na última semana a ponte recebeu a massa asfáltica. O local ficou inutilizado por quase três anos e apenas no fim do ano passado começaram as obras de reconstrução.
A ponte rodou no dia 10 de fevereiro de 2020, durante a forte tempestade que destruiu parte da cidade. Aproximadamente 40 pontes no município foram destruídas na oportunidade.
A reconstrução teve um custo aproximado de R$ 800 mil. O valor foi dividido entre Prefeitura e Unesp, responsável pelo local.
De acordo com a Prefeitura de Botucatu o tabuleiro estava preservado. O valor maior da obra ficou em torno do muro ala e gabião.
A Unesp, através das Faculdades (FCA e FMVZ), não precisa uma data, mas disse estar próximo. No momento apenas a instabilidade do tempo está impedindo a conclusão.
Ligação importante
A Ponte do Lageado é uma importante ligação dentro do Campus da Unesp, levando até a área histórica e rodovia Alcides Soares. Sem ela, estudantes e servidores se arriscam em passagens pelo rio Lavapés, que cruza o local.
A ponte é de responsabilidade da Unesp, que encontrou dificuldades orçamentárias nos últimos anos. Por esse motivo, é a última a ser reconstruída após a fatídica chuva.
Apenas em outubro de 2021 o projeto de reconstrução foi colocado em prática. Na oportunidade a Universidade firmou uma parceria com a Prefeitura de Botucatu.
A Fazenda Lageado pertence à Unesp (Universidade Estadual Paulista) e desde a chuva que devastou a cidade em meados de fevereiro de 2020, o acesso ao local ficou restrito. A pandemia reforçou a ação da Universidade que deixou o local longe do alcance popular.
Compartilhe esta notícia