
Drama: famílias sem luz há mais de 30 horas enfrentam perdas de alimentos e remédios, produtores rurais relatam prejuízos totais e moradores cobram ação imediata da CPFL.

Mesmo depois de mais de 30 horas sem energia elétrica, moradores de vários bairros de Botucatu seguem enfrentando apagões persistentes nesta terça-feira (23). A forte tempestade da tarde de segunda-feira (22), com ventos que alcançaram 106 km/h, deixou expressiva destruição, derrubou árvores, postes e causou rompimentos na rede elétrica, que ainda não foram plenamente reparados.
Embora grande parte da cidade já tenha tido o fornecimento de energia normalizado, há relatos de apagões em bairros como Rubião Júnior, Jardim Monte Mor, Ouro Verde, Santa Elisa, Vila São Luiz, entre muitos outros.
Internautas relatam o drama também na zona rural de Botucatu. Pequenos produtores, por exemplo, estão com seus produtos perecendo.
“Hoje temos produtos aqui perecendo. Somos produtores de leite, peixes, porcos, granjas. Temos entrepostos de produtos perecíveis, fora 70 ou mais famílias sem água e energia. Uma tragédia. Deveria haver equipes só para cuidar dessas redes rurais”, disse o morador e produtor Fernando César.
E na zona rural, que não é a prioridade deles, sem luz ficamos tabém sem água, já que dependemos de bombas para extrair água dos poços e abastecer as casas, colocou a moradora Bianca Lemonica.
Bairros da zona norte de Botucatu continuam sem energia. A espera e a falta de informação da CPFL causam indignação nos moradores.
Ontem, com o forte vendaval, um poste caiu na Rua Domingos Chavari, no cruzamento com a Rua Ana de Oliveira Camargo, no bairro Ouro Verde. Diversos protocolos já foram abertos junto à CPFL, porém, até o momento nenhuma equipe compareceu ao local e os moradores estão há mais de 24 horas sem energia elétrica, o que vem causando muitos transtornos à região. Pedimos ajuda para dar visibilidade a esse problema e, assim, obtermos uma solução urgente”, disse a moradora Mariana Bernardino, que, quatro horas após essa mensagem enviada ao Acontece Botucatu, seguia sem energia.
Moradores do Parque Bela Vista relatam que receberam da concessionária uma previsão de restabelecimento de energia que pode chegar até quinta-feira.
“Nós, moradores do Parque Bela Vista, gostaríamos de registrar nossa preocupação e indignação diante da falta de energia elétrica que atinge nossa comunidade. Entramos em contato com a concessionária responsável, que informou não haver previsão para o restabelecimento, podendo a situação se estender até quinta-feira. Essa demora é extremamente prejudicial, principalmente para famílias que têm crianças especiais e que necessitam de cuidados contínuos. Além disso, já estamos enfrentando perdas materiais, como alimentos estragando em geladeiras e freezers, o que agrava ainda mais a situação. Vale ressaltar que a comunidade ainda sofre com os estragos causados pelo último vendaval, que derrubou muros, arrancou telhados e causou diversos danos às residências. Diante desse cenário, solicitamos urgência no atendimento e uma solução imediata para o restabelecimento da energia, a fim de evitar maiores prejuízos e garantir condições mínimas de dignidade e segurança para todos os moradores”, disse a leitora Jéssica.
Em bairros como Ouro Verde, moradores denunciam a falta de retorno por parte da CPFL, apesar de inúmeros protocolos de atendimento abertos.
Além disso, o Acontece Botucatu recebeu informações de famílias que dependem de medicamentos que exigem conservação em geladeira — como insulina — e que vivem momentos de tensão. Sem luz, não há meios seguros de manter esses remédios na temperatura necessária, o que coloca em risco a saúde de pacientes com diabetes ou outras doenças crônicas.
A prefeitura afirma que repassou todas as notificações de falta de energia à concessionária, solicitando prioridade nas áreas mais críticas, incluindo as rurais.
Outro lado: o que diz a CPFL?
O Acontece Botucatu entrou em contato com a assessoria de imprensa da CPFL, que, em nota, informou que as equipes continuam trabalhando.
“A CPFL Paulista informa que a maior parte dos clientes de Botucatu já teve o fornecimento restabelecido após o temporal desta segunda-feira (22). As equipes seguem em campo até a conclusão total dos atendimentos pontuais. A companhia reforça a orientação para que ninguém se aproxime de fios ou objetos em contato com a rede elétrica. Nessas situações, a população deve acionar a distribuidora ou a Defesa Civil. Canais de atendimento: www.cpfl.com.br, aplicativo CPFL Energia (iOS e Android), WhatsApp (19) 99908-8888 e 0800 010 1010”, diz a nota.
Destruição de infraestrutura e prejuízos causados pelas chuvas
O temporal provocou a queda de mais de 100 árvores espalhadas pela cidade, além de muros, estruturas frágeis de imóveis e obstrução de vias com galhos e destroços. Semáforos ficaram inoperantes, ruas foram bloqueadas e o fornecimento de água e telefonia também foi comprometido em diversas regiões.
Impacto nos serviços municipais
Saúde
Algumas Unidades de Saúde tiveram seu funcionamento temporariamente alterado devido à falta de energia e necessidade de reparos. Pacientes foram direcionados para unidades de referência, garantindo a continuidade dos atendimentos. O Hospital do Bairro teve atividades suspensas até sexta-feira (26), com reagendamento de cirurgias e consultas.
Educação
Na rede municipal de ensino, três Centros de Educação Infantil (CEI Profª Mirva Curi, CEI Irmã Ceci e EMEE Profª Nair Peres Sartori) tiveram aulas suspensas, assim como o período da tarde na EMEF Elda Moscogliato e EMEF Francisco Marins.
A Prefeitura reforça que permanece integralmente mobilizada para atender a população. Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e a Guarda Civil Municipal pelo 153.
Veja também
Prefeitura atualiza sobre Unidades de Saúde e escolas fechadas nesta terça-feira em BotucatuCompartilhe esta notícia