Após mais de 26 horas, Botucatu ainda tem bairros sem energia elétrica

Cidade
Após mais de 26 horas, Botucatu ainda tem bairros sem energia elétrica 23 setembro 2025

Regiões como Vila Assumpção, Ouro Verde e Demétria sofrem sem previsão de religamento

Mesmo com o susto da forte tempestade que passou por Botucatu no início da tarde da última segunda-feira já passado, a cidade ainda sofre com as consequências dos estragos causados pelas quedas de árvores e rompimento de parte da rede elétrica. Por muitas horas, praticamente toda a cidade ficou sem energia e neste momento, passadas mais de 26 horas depois do incidente natural, milhares de botucatuenses ainda estão às escuras e contabilizando prejuízos.

Bairros extremamente populosos como a Vila Assumpção e o Jardim Ouro Verde estão entre os pontos em que a rede elétrica ainda não foi reestabelecida. Regiões mais afastadas como Jardim Aeroporto e 24 de Maio também sofrem sem energia elétrica, assim como áreas rurais e regiões como a Demétria, onde boa parte dos moradores segue sem acesso a nenhum tipo de ligação elétrica.

Alguns comerciantes têm apelado para geradores para não sofrerem com prejuízos ainda maiores. Existia um compromisso divulgado na manhã desta terça-feira pela Defesa Civil de Botucatu de que todos os pontos da cidade teriam a energia reestabelecida até o final da manhã, fato que não ocorreu.

Há relatos de munícipes que nem resposta por parte da CPFL receberam por chamados feitos.  “Gostaria de relatar uma situação ocorrida em nossa cidade. Ontem, com o forte vendaval, um poste caiu na Rua Domingos Chavari, no cruzamento com a Rua Ana de Oliveira Camargo, no bairro Ouro Verde. Diversos protocolos já foram abertos junto à CPFL, porém até o momento nenhuma equipe compareceu ao local e estamos há mais de 24 horas sem energia elétrica, o que vem causando muitos transtornos aos moradores da região”, desabafou Mariana Bernardino, em reclamação encaminhada ao portal Acontece Botucatu.

O que diz a CPFL?

A empresa disse que para acelerar o restabelecimento da energia, a CPFL mobilizou um efetivo três vezes maior que o habitual, priorizando os casos mais complexos, como postes e cabos rompidos.

A concessionária responsável afirmou na manhã de hoje que “Quase todos os eventos de grande porte foram solucionados, restando apenas um, que terá equipe dedicada no início da manhã. Casos de médio porte, que afetam um menor número de clientes, seguem recebendo atendimento, com expectativa de solução até o meio-dia. Após isso, devem permanecer apenas situações pontuais”.

Prefeitura segue acompanhando e cobrando

A Prefeitura comunica que colocou as equipes da Defesa Civil à disposição da CPFL desde a tarde de ontem, a fim de agilizar a resolução de ocorrências para podas e remoção de árvores em fiação elétrica. Porém, seguimos aguardando acionamento da empresa, uma vez que existem fios energizados e as equipes precisam de autorização para agir em segurança. Além disso, a Prefeitura tem repassado à CPFL todos os chamados e notificações de falta de energia, solicitando e cobrando medidas mais ágeis para a normalização da energia e, consequentemente, abastecimento de água, principalmente na área rural.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Festival de churrasco nutras
Oferecimento