Em 2024 foram registrados 104 acidentes com escorpiões no município; neste ano já são 4 casos
Durante os primeiros meses do ano, especialmente entre janeiro e março, é comum o aumento no número de acidentes com animais peçonhentos na região de Botucatu.
Entre os animais que mais causam preocupação, estão os escorpiões, que têm se tornado mais frequentes nessa época devido às condições climáticas mais quentes e à umidade característica do verão.
Botucatu registrou em 2024 cento e quatro acidentes com escorpiões e em neste ano já são 4 casos na cidade, felizmente, nenhuma morte foi registrada. Na região do GVE 16, que tem sua sede em Botucatu, e compreende 30 município, foram registrados em 2024 oitocentos e dezessete registros de acidentes com escorpiões e 8 em 2025.
Aumento de acidentes com escorpiões
Nos primeiros meses do ano, a incidência de picadas de escorpiões tende a crescer, com registros mais comuns de acidentes em áreas urbanas. Em Botucatu, como em muitas outras cidades do interior paulista, as altas temperaturas e as chuvas favorecem a proliferação desses animais.
Os escorpiões costumam se abrigar em locais com pouca circulação, como pilhas de madeira, entulhos, fendas nas construções e até mesmo em caixas de correspondência. A picada do escorpião pode ser dolorosa e, em casos mais graves, exigir atendimento médico rápido, especialmente em crianças e idosos, que estão mais suscetíveis às complicações.
“Aqui no bairro Árvore Grande estamos com alto volume de escorpiões também. Hoje encontramos um deles dentro de casa, ao afastar o sofá”, disse Ricardo, morador do bairro Árvore Grande de Botucatu.
O que motiva o aumento?
O clima quente e úmido é ideal para a reprodução e atividade dos escorpiões, que buscam abrigo em locais mais secos e protegidos. Durante o verão, as chuvas intensificam o aparecimento de insetos, como baratas e outros pequenos animais, que são a principal fonte de alimentação desses aracnídeos. Esse aumento no número de presas também contribui para o crescimento da população de escorpiões.
Dicas de prevenção para evitar acidentes
Manter o ambiente limpo: evite acumular lixo e entulho nas áreas externas. Isso reduz os locais de abrigo para os escorpiões e outros animais peçonhentos.
Fechar frestas e buracos: inspecione as paredes e pisos das casas, principalmente nas áreas externas. Frestas e buracos podem servir como passagem para os escorpiões. Coloque telas de proteção nas janelas e portas para evitar que os animais entrem.
Evitar o acúmulo de madeira e entulho: se possível, mantenha madeiras, tijolos ou outros materiais armazenados em local elevado e longe das casas. Essas pilhas de materiais são locais ideais para escorpiões se esconderem.
Cuidados ao manusear objetos: ao mexer em itens que ficam guardados por longo tempo, como calçados, roupas e caixas, verifique se não há escorpiões escondidos. Isso é especialmente importante à noite, quando eles estão mais ativos.
Atenção com os animais domésticos: os cães e gatos podem ser picados, por isso, é importante mantê-los longe de locais com entulho ou materiais acumulados. Em caso de picada, busque atendimento veterinário imediato.
O que fazer em caso de picada?
Se você ou alguém for picado por um escorpião, é fundamental buscar ajuda médica imediatamente. Embora a maioria das picadas cause apenas dor e inchaço, algumas podem provocar reações mais graves, como dificuldades respiratórias e aumento da pressão arterial. O atendimento rápido pode evitar complicações mais sérias. Em caso se emergência, acione o SAMU pelo número 192.