Alvo de vandalismo, Parque Linear de Botucatu terá monitoramento intensificado

Cidade
Alvo de vandalismo, Parque Linear de Botucatu terá monitoramento intensificado 17 janeiro 2025

Segundo disse o Prefeito Fábio Leite, local será integrado futuramente ao sistema da Muralha Digital

Inaugurado no dia 31 de dezembro, o Parque Linear do Lavapés, um espaço para esporte e lazer de Botucatu, conviveu nos últimos dias com vandalismo e perturbação do sossego. Há também registro de brigas e agressões por parte de pessoas que estavam no local.

Nos últimos dias diversas denúncias surgiram relatando som alto, equipamentos já depredados e má utilização do local. Houve até o flagrante de um veículo dentro do parque, em uma área proibida de estacionar.

Ciente das denúncias, o Prefeito de Botucatu Fábio Leite disse que o local terá monitoramento intensificado nos próximos dias. Em entrevista nesta sexta-feira (18) à Rádio Criativa FM, o chefe do executivo comentou que já teve reuniões sobre a segurança do local.

 Ontem tive uma reunião com vários Secretários Municipais, para tratar carnaval e Parque Linear. A Secretaria de Segurança já tem um plano que começou a ser executado essa semana, com o Secretário Laudo, Comandante da GCM Pimentel e Subcomandante Rezende. Já há um patrulhamento maior no local, especialmente por conta dos casos de vandalismo, e essa região será mais e mais ocupada, colocou.

Perguntado, Fábio Leite disse também que o local possivelmente será integrado à Muralha Digital, conjunto de câmeras de Botucatu, integrado a um sistema que é operado pela Guarda Municipal.

“Sem nenhuma dúvida. Ontem instalamos uma câmera ali no local de deposito dos pneus, problema de descarte irregular que foi resolvido, na frente da Secretaria de Educação. Hoje começa a funcionar uma câmera. Essa estratégia de Câmeras da cidade será permeada e ela está dentro do projeto de Parceria Púbico Privada, onde estão inseridas iluminação e cidades inteligentes. Dentro dessa parceria, além de iluminar a cidade, vamos colocar monitoramento também e o Parque Linear está nesse projeto.

O Chefe do Executivo também comentou sobre a extensão do projeto do Parque Linear de Botucatu.

“Outro ponto importante ali no Parque Linear e que já está no Escritório de Projetos, Secretarias de Infraestrutura, Habitação e Zeladoria, é a sequência do projeto do Parque Linear, para que eu tente em Brasília mais verbas para o prolongamento desse local e solução de problemas. Esse equipamento terá cada vez mais esse zelo, completou Fábio Leite.

O parque

Iniagurado em 31 de dezembro de 2024, a obra consiste numa solução de drenagem para a região que margeia o Ribeirão Lavapés, com o alteamento de quatro pontes e a revitalização de aproximadamente 800 metros de margem do rio, com a instalação de pista de caminhada e ciclovia, quadra poliesportiva e campo de grama sintética, centro receptivo, pista de skate, academia ao ar livre e playground, decks de madeira sobre o rio, além de paisagismo e espaço para food trucks.

O Parque Linear recebeu o nome de “Vereador Oswaldo Moreira Pagani”. Além do Parque, outros equipamentos também receberam nomes como o Centro Receptivo “Charbel Cury Gabriel”, a Pista de Skate “Mauro Cesar Teixeira” e o Campo de Futebol Society “Manoel Batista da Silva”.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento