08 novembro 2025
Iniciativa, em parceria com a Associação Mulher Unimed Botucatu, une a teoria do Viver Bem à prática da responsabilidade social

O compromisso da Unimed Botucatu com a comunidade une o conhecimento à prática solidária. Em uma iniciativa conjunta com a AMUB (Associação Mulher Unimed Botucatu), a Cooperativa realizou uma emocionante atividade social no Asilo Padre Euclides, instituição que cuida de aproximadamente 70 idosos.
O centro desta ação foi a aula prática da 33ª turma do Curso de Cuidadores, promovido pelo nosso reconhecido Programa Viver Bem. Trinta e cinco alunos tiveram a oportunidade ímpar de vivenciar o cuidado diário e humanizado, atuando diretamente no bem-estar dos residentes do asilo.
Os futuros Cuidadores aplicaram a teoria à realidade, participando de tarefas vitais: auxílio na alimentação, administração de medicações, apoio na locomoção e diversas outras ações focadas na dignidade e conforto dos idosos. Esta vivência não só aprimora a técnica dos alunos, mas os conecta à essência do cuidado.

O Cooperativismo em Ação
Este projeto foi viabilizado graças a uma importante iniciativa do Instituto Unimed Federação São Paulo (FESP), que destinou recursos para ações estratégicas em prol do bem-estar social, da educação e da saúde. Ao investir nesta formação prática e solidária, a Unimed Botucatu fortalece seus princípios cooperativistas e contribui ativamente para a transformação de vidas e o desenvolvimento sustentável.
A ação contou com a presença e apoio essencial da Diretora Dra. Carmen Amaro, da Coordenadora do Viver Bem e Diretora de Marketing da AMUB, Gisele Amaral e das enfermeiras e psicólogas do Viver Bem (Symone Leite e Evelise Duarte). O braço social da cooperativa, a AMUB, também esteve presente, representada pela presidente Marilisa Portes Malatrasi, pela diretora de Educação e Ações Sociais Cristina Rocha Mattos e pelas voluntárias Gisele Garcia do Amaral e Thais Cristina Furlan.
Com iniciativas como esta, a Unimed Botucatu e seus parceiros demonstram que o cuidado com o ser humano não tem limites e é o pilar de uma comunidade mais justa e saudável.
















