
Estudantes da 2ª série “B” criaram e distribuíram material informativo em mutirão pelas ruas e comércios do bairro

Uma aula de Língua Portuguesa se transformou em um exercício prático de cidadania na Escola Estadual “Prof. Euclides de Carvalho Campos” (CEVILA), em Botucatu. Os alunos da 2ª série “B” realizaram, na tarde da última terça-feira, 20 de maio, uma ação socioeducativa de combate à Dengue voltada à população da região Norte do município.
Como parte do projeto, os estudantes criaram um flyer informativo sobre a dengue, com foco nos problemas enfrentados na própria região onde a escola está localizada. O material foi produzido a partir de uma proposta do professor Ottoni Luís Tonin, que desafiou os alunos a trabalharem o gênero textual informativo com uma aplicação prática e real.
A mobilização ganhou força após os alunos constatarem, durante as pesquisas, que a região Norte de Botucatu lidera os casos de dengue na cidade, com 372 registros confirmados. A cidade contabiliza até o momento 1.225 casos confirmados, sendo 1.149 autóctones (contraídos dentro do próprio município) e 76 importados. Os dados, atualizados em 20 de maio, também apontam que há 82 casos ainda em investigação.
Com base nesse cenário, os estudantes elaboraram os textos, selecionaram imagens do entorno da escola e desenvolveram a arte final do panfleto, que foi aprovada pela diretora Denise Aurora Martins Bergmann. A escola também custeou a impressão dos materiais.

No dia da ação, os estudantes realizaram um mutirão de panfletagem nas imediações da escola e contaram com o apoio de comerciantes da Avenida Leonardo Villas Boas, que autorizaram a distribuição dos flyers em seus estabelecimentos.
Além da região Norte, os dados mais recentes mostram a seguinte distribuição de casos em Botucatu:
- Região Leste: 362 casos
- Região Sul: 229 casos
- Região Centro: 160 casos
- Região Oeste: 102 casos
Os alunos acreditam que a atividade contribuiu não apenas com a conscientização da comunidade, mas também com a formação cidadã da turma, promovendo o engajamento na luta contra o mosquito transmissor da doença.
Ações do município
Dando continuidade às ações de eliminação e controle do mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) divulgou os locais onde serão realizadas a aplicação de larvicida biológico e a nebulização veicular (aplicação de inseticida), até o dia 24 de maio.
Durante a aplicação, não é necessário que os moradores deixem seus imóveis, mas a orientação é para deixar portas e janelas abertas. Confira a programação:
Quarta-feira (21/05)
. 07h30: Jardim Continental e Jardim Eldorado (inseticida);
. 17h30: Jardim Aeroporto (larvicida);
. 18h00: Jardim Aeroporto e Residencial Cedro (inseticida);
Quinta-feira (22/05)
. 07h30: Vila Nova Botucatu (inseticida);
. 17h30: Residencial Cedro (larvicida);
Sexta-feira (23/05)
. 17h30: Parque Marajoara (larvicida);
. 18h00: Residencial Caimã (inseticida);
Sábado (24/05)
. 07h30: Comerciários e Vila Jardim (inseticida).
A população é essencial no combate a doença, fazendo a vistoria do quintal, eliminando criadouros do mosquito e permitindo as ações de combate por parte dos agentes da Prefeitura.
Compartilhe esta notícia