Agentes de trânsito começam a aplicar multas a partir do dia 23 em Botucatu, anuncia prefeito

Cidade
Agentes de trânsito começam a aplicar multas a partir do dia 23 em Botucatu, anuncia prefeito 13 fevereiro 2026

De acordo com o prefeito, ao longo de 2025 a Prefeitura optou por um trabalho educativo antes de iniciar a fiscalização punitiva.

Arquivo Acontece Botucatu

Durante entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (13) à rádio Prever FM, o prefeito Fábio Leite confirmou que os agentes municipais de trânsito passarão a lavrar multas a partir de segunda-feira, dia 23.

As autuações serão direcionadas aos condutores que desrespeitarem as normas de trânsito. Entre as infrações mais recorrentes registradas em Botucatu estão o estacionamento em locais proibidos, o avanço de sinal vermelho e a circulação na contramão, além de outras condutas irregulares previstas na legislação.

Agora, segundo Fábio Leite, após o período considerado de adaptação e esclarecimento à população, a postura será diferente em casos de reincidência e desrespeito às normas.

“Para essas recorrências, para assuntos que já debatemos bastante em relação ao respeito às leis de trânsito, eles iniciam as lavraturas de multas, se necessárias, a partir da segunda-feira, dia 23”, confirmou.

Segundo o chefe do Executivo, a atuação dos agentes foi iniciada no primeiro semestre de 2025 com foco exclusivo em orientação e educação no trânsito, mas uma nova fase vai se iniciar.

“A gente colocou a função, a atuação dos agentes de trânsito no início do primeiro semestre de 2025. Iniciamos com 10 profissionais, hoje estamos com 19 e estamos repondo uma vaga agora. Então vamos ter 20 profissionais atuando nessa condição”, afirmou.

De acordo com o prefeito, ao longo de 2025 a Prefeitura optou por um trabalho educativo antes de iniciar a fiscalização punitiva.

“Nossa proposta foi que, no primeiro momento de atuação, os agentes cuidariam exclusivamente da questão da educação no trânsito, da conscientização. Prova disso é que até o momento não foi lavrada nenhuma multa por esses profissionais”, declarou.

Fábio Leite destacou ainda que houve ações específicas de orientação em pontos críticos da cidade.

“Em determinado local fizemos um trabalho onde criamos um papel, um panfleto, como se fosse uma multa, indicando que o veículo estava em local proibido e poderia ter sido multado, mas que estávamos fazendo a conscientização. Até isso a gente fez”, explicou.

A Prefeitura passa, assim, a combinar o trabalho educativo com a fiscalização efetiva, ampliando a atuação dos 20 agentes municipais nas ruas da cidade.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Carnval 2026
Oferecimento