
Cidade registrou 859 ocorrências e uma morte no ano passado; fabricação de carrocerias e reboques lidera afastamentos

Botucatu registrou uma queda significativa nos acidentes de trabalho em 2024, segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgados nesta semana. Foram 859 ocorrências notificadas, o que representa uma redução de 29,4% em relação ao ano anterior. Apesar da queda, uma morte foi registrada no município, refletindo a gravidade de parte dos casos.
Os dados fazem parte de um levantamento com base nas informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), e apontam que, entre as cidades do centro-oeste paulista, Botucatu ficou atrás de Marília, Bauru, Lençóis Paulista e Assis no número total de notificações.
Mesmo com menos registros, a indústria segue como setor de maior atenção na cidade. De acordo com o levantamento, a maior incidência de afastamentos pelo INSS está relacionada à fabricação de cabines, carrocerias e reboques para veículos automotores, uma das vocações econômicas de Botucatu.
A cidade ocupa hoje a 43ª posição no ranking estadual de acidentes de trabalho e a 126ª no cenário nacional. No total, o estado de São Paulo contabilizou 127 mortes em acidentes de trabalho em 2024 — cinco delas só em Bauru, que lidera a região em óbitos relacionados ao trabalho.
O que fazer em caso de acidente
Segundo Samuel Bispo, vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB de Bauru, o primeiro passo em caso de acidente é procurar atendimento médico imediato. Depois, é essencial verificar se foi emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), documento que assegura os direitos do trabalhador e alimenta as estatísticas oficiais.
Bispo também orienta que o trabalhador procure o sindicato de sua categoria. “O sindicato garante cláusulas sociais que asseguram direitos superiores aos previstos na CLT, especialmente em momentos delicados como este”, explica.
O acidente de trabalho é caracterizado como aquele que ocorre durante a realização das atividades profissionais ou no trajeto entre casa e trabalho. Casos que envolvem doenças ocupacionais também entram nessa definição.
Compartilhe esta notícia