28 de abril: Botucatu voa alto no Dia do Observador de Aves

Cidade
28 de abril: Botucatu voa alto no Dia do Observador de Aves 28 abril 2025

Cidade é referência nacional na prática e conservação de aves, com programas que incentivam a atividade para todas as idades

Fotos: André Godinho

Hoje, 28 de abril, é o Dia do Observador de Aves! E se tem um lugar que merece ser comemorado com orgulho é Botucatu. A cidade, conhecida por sua natureza privilegiada, consolidou-se como um verdadeiro paraíso para quem ama passarinhadas.

A data foi escolhida em homenagem ao 28 de abril de 1500, quando Pero Vaz de Caminha relatou pela primeira vez as aves brasileiras em carta ao rei de Portugal. De lá pra cá, o Brasil virou um dos países com maior diversidade de espécies do mundo – e Botucatu, com quase 400 espécies registradas, é um show à parte.

Graças a programas como o Vem Passarinhar Botucatu, promovido pela Prefeitura, sempre no último domingo do mês, e iniciativas da Unesp, como o Projeto Passarinhando, a cidade não só forma novos observadores, como também respira conservação. Um trabalho que tem a mão de gente apaixonada, como a professora Silvia Nishida, uma das pioneiras na prática por aqui, que sempre incentivou o olhar atento e curioso para nossas aves.

“A observação de aves tornou-se uma febre na Europa e na América do Norte, prática esta conhecida como birdwatching atividade de lazer muito bem consolidada desde o século passado. No Brasil a observação de aves é conhecida popularmente como “passarinhada” (durante o dia) e “corujada” (de noite) e começou a crescer na última década com tendência explosiva, pois está sendo fortemente estimulada pela Embratur. Recentemente, a Embratur manifestou apoio à criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (a Associação TOVS).  Tal compromisso impulsionará o turismo de observação de aves no Brasil, incluindo passagens por Botucatu, um grande hotspot com suas mais de 390 espécies. Esperamos que a valorização e profissionalização do turismo da Natureza promova a sustentabilidade e o fortalecimento da conservação dos biomas brasileiros, das aves e dos demais moradores silvestres”, disse ela ao Acontece Botucatu.

Botucatu foi finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Turismo e Identidade Territorial, justamente pelo fomento ao turismo de observação de aves. Estamos falando de um mercado gigante, que movimenta milhões no mundo todo e que agora ganha força no Brasil, com apoio até da Embratur para fomentar o turismo de vida silvestre.

A prática da observação é fácil, democrática e pode ser feita em qualquer lugar: basta olhar para o alto, ter paciência e deixar-se encantar pelo espetáculo das aves. Com o celular na mão ou apenas com um caderninho para anotações, qualquer um pode começar. Ah, e uma curiosidade: o Bem-te-vi foi eleito a ave símbolo de Botucatu. Então, fica a dica: bora comemorar esse dia especial fazendo uma passarinhada?

Mas, por que as pessoas se encantam pela observação de aves?

A maioria das aves pode ser observada durante o dia e sua vocalização cuja harmonia sonora provoca um grande bem-estar, sempre nos encantou. A superação da gravidade e o seu voo livre, assim como as belíssimas variações da plumagem, são magnéticas ao nosso olhar. Para muitas pessoas a observação de aves é uma terapia emocional e até cura. Para os ornitólogos amadores e da academia, um eterno desafio em busca do conhecimento e formas para propor a sua conservação, pois muitas espécies estão ameaçadas de extinção.   

Você gostaria de fazer parte do grupo de observadores de aves?

É muito simples e divertido!  Qualquer pessoa de qualquer idade pode começar prestando atenção nas aves que estão no seu entorno.  Ao avistar uma, pare e comece a observar a sua forma e o que ela fazendo. Se tiver um caderno de notas, anote. Se tiver celular ou máquina fotográfica registre sua imagem, vídeo ou grave o som. Comece a sua lista de aves. Se não reconhecer a ave, há aplicativos (ou app Merlin) para identificação e plataformas para você pesquisar como o Wikiaves. Ou consulte os vários observadores de aves daqui de Botucatu ou pesquise nos Guias de aves da nossa cidade. Pode procurar o projeto Passarinhando da Unesp e todos ajudarão a identificar as aves com o maior prazer!

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento