1º Encontro do Axé em Botucatu promove unidade contra racismo e intolerância religiosa

Cidade
<strong>1º Encontro do Axé em Botucatu promove unidade contra racismo e intolerância religiosa</strong> 26 agosto 2025

Botucatu se prepara para sediar um evento de suma importância para a promoção da tolerância, do respeito inter-religioso e do combate ao racismo. O “1º Encontro do Axé em Botucatu”, idealizado e organizado pela dirigente Juliana Kiill, da Tenda de Umbanda Oxalá Meu Pai, acontecerá no dia 31 de agosto, das 10h às 17h, na Praça da Juventude (Av. Mário Barbieris, 410-474 ao lado do Tiro de Guerra).

Esta iniciativa representa um marco fundamental para a promoção da tolerância e do respeito mútuo entre as diferentes religiões e culturas presentes em nossa sociedade. O evento conta com o apoio irrestrito de diversos dirigentes das nações religiosas afro da cidade e região, que se unem em um esforço conjunto para fortalecer a resistência contra a intolerância religiosa e todas as suas manifestações.

A relevância da iniciativa é chancelada pelo apoio institucional da Prefeitura de Botucatu, que gentilmente cedeu o local para a realização das atividades, demonstrando o comprometimento do poder público com a diversidade e a harmonia social. O objetivo primordial é criar um espaço de convivência e celebração que reforce os laços comunitários e dissipe preconceitos.

Durante o Encontro, a programação será diversificada e culturalmente rica, incluindo:

  • Feira de artesanato, valorizando a produção local e a arte inspirada nas tradições afro-brasileiras.
  • Praça de alimentação, com iguarias que prometem agradar a todos os paladares.
  • Louvação aos guias e orixás com os atabaques, um momento de profunda espiritualidade e conexão com as raízes ancestrais.
  • Show de Rene Sobral (SP), trazendo o melhor da música brasileira.
  • Apresentação do grupo Emoção Popular, com muito samba para animar o público.

A entrada para o evento será solidária, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de caridade locais, consolidando o caráter social e beneficente da iniciativa.

Mais do que uma celebração cultural, o “1º Encontro do Axé em Botucatu” se estabelece como um manifesto vigoroso contra o racismo e todas as formas de intolerância religiosa. A união dos terreiros e a participação de diversos líderes religiosos e da comunidade reforçam a máxima de que “Quando os terreiros se unem, o Axé se fortalece!”, pavimentando o caminho para uma sociedade mais justa, equânime e respeitosa. A comunidade convida todos os cidadãos, independentemente de sua fé, a participarem deste dia de celebração, união e cultura.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
campanha 11366 – Reforço Programa de Saúde
Oferecimento